Parcão de Campo Bom tem banheiro reformado

Campo Bom – Foi inaugurada na quarta-feira, 31, a reforma e ampliação do banheiro público localizado no Parque da Integração Arno Kunz, o Parcão de Campo Bom.

O local recebeu uma reforma geral, com troca de piso, forro, portas, azulejos das paredes, pintura, pias, sanitários, parte elétrica, entre outras melhorias. O espaço foi também ampliado e contou ainda com implantação de banheiro com acessibilidade.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, conversou com o Jornal Repercussão, salientando a necessidade da comunidade cuidar do espaço que também é seu. “Esse banheiro já estava desativado há bastante tempo por conta de constantes vandalismos. Era taxado como um espaço que só trazia problemas. Mas, o mais importante da reforma é o simbolismo que ele tem, de que a gente acredita que o cidadão possa, através de uma civilidade e consciência crítica, começar a se responsabilizar pelos espaços, que, afinal de contas, é ele quem paga”, salientou.

Orsi continuou pontuando que o comportamento de cuidar do patrimônio público precisa ser desenvolvido nas pessoas. “Acho que isso falta muito na cultura do próprio cidadão brasileiro, ele se sentir parte, tomar como seu, e exigir que as pessoas se comprometam com a preservação do patrimônio, com aquilo que serve a todos”, disse o prefeito, pedindo ainda que as pessoas denunciem caso presenciem qualquer ato de vandalismo. Ele também salientou a importância da cidade oferecer um banheiro no parque, devido ao grande número de pessoas que visita o local, principalmente aos finais de semana.

A cerimônia de inauguração e entrega do espaço à comumnidade contou com as presenças, além do prefeito, Luciano Orsi, do vice-prefeito, Beto Santos, do secretário de Obras, Patrick Ruppenthal (na foto acima), assim como outros secretários, assessores e comunidade. O custo total da obra, conforme o prefeito, foi de cerca de R$ 85 mil, com os aditivos.

Construção de anexo terá licitação para comércio

A área do banheiro que foi reformada compreende 62,87 m² e incluiu ainda a adição de uma nova área, de 13,94 m². O anexo de 13,94m² foi construído com a intenção de abrigar um pequeno comércio no local, que sirva aos interesses da comunidade, oferecendo opções de produtos, e também que ajude a evitar possíveis atos de vandalismo.

A intenção é que o proprietário ajude a manter o banheiro em condições de uso e com segurança para os usuários. A primeira licitação lançada para ocupação do anexo não teve interessados, e por isso uma nova licitação será aberta em 19 de fevereiro. “Fizemos um trabalho maior de divulgação e esperamos que essa nova licitação tenha interessados, para poder assumir esse espaço e ao mesmo tempo controlar e ajudar na limpeza”, pontuou o prefeito.

Até lá, com intuito de evitar vandalismos, foi contratada uma equipe de vigilância e o banheiro será fechado durante à noite. Ficará aberto das 7h às 21h, durante o horário de verão, e das 7h às 19h, a partir da mudança de horário.