Para melhor atender os sapiranguenses, novo Cras Amaral Ribeiro será inaugurado em dezembro

Foto: Junior Ribeiro

Em mais uma ação que objetiva qualificar e ampliar os atendimentos no município, além de corresponder a alta demanda existente na cidade, a Prefeitura, partindo de um projeto iniciado pelo vice-prefeito Adriano Oliveira, está no processo final da construção do novo Cras Amaral Ribeiro.

 

A iniciativa tem como foco suprir a carência da antiga sede do Centro de Referência da Assistência Social do bairro, visto que, além do espaço não compreender as demandas exigidas pelos munícipes, o local ocupava a sede da Associação de Moradores do bairro Ferrabraz, o que dificultava as ações executadas pelos assistentes sociais no local.

Outro ponto que determinou a mudança para um novo espaço foi a necessidade de um ambiente mais arejado e aberto, medida necessária em tempos de pandemia. Com a alta demanda, a antiga sala de espera do local era utilizada acima da sua capacidade, haja visto a ampla demanda existente pelos moradores de Sapiranga.

As obras do Cras iniciaram em setembro

Em março deste ano, a ampliação do atendimento do Cras e, consequentemente, a troca de endereço do mesmo, se tornou pauta do vice-prefeito Adriano Oliveira. Entretanto, a escolha do local e o início das obras demorou a acontecer, o que atrasou o andamento e, posteriormente, a conclusão das obras. De qualquer forma, a escolha do local foi realizada e a rua Carlos Brenner, no bairro Amaral Ribeiro, foi o ponto escolhido para a criação do novo Cras.

Além da maior facilidade que o novo espaço irá proporcionar, outro ponto determinante para a escolha deste local para a construção foi o fato de que uma linha de ônibus passa logo ao lado da nova sede, o que torna o novo Centro de Referência da Assistência Social mais acessível para todos os moradores do bairro Amaral Ribeiro. O novo local tem previsão de abertura no próximo dia 13/12.

Novo espaço, mesmas ações

O novo Cras realizará os mesmos serviços do antigo espaço, mas de forma mais individual e com a possibilidade de separar o atendimento para cada área atendida, processo facilitado pelas salas construídas no formato separado para cada uma das funções. Por conta disso, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PA) poderão ocorrer de forma mais natural e direcionada.

Facilita o acesso aos moradores

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social Adriano Oliveira comentou sobre o novo espaço do Cras Amaral Ribeiro. “É um lugar amplo, é um lugar bonito, passam ônibus aqui na frente, o que melhora ainda mais o acesso às pessoas que precisam do serviço do Cras. Para nós, da Administração, é muito importante esse novo espaço”.