Para frear contágio, Campo Bom reforça fiscalização e trabalha para conscientizar a comunidade

Somente no último final de semana, mais de 100 estabelecimentos foram vistoriados e orientados - Foto: Divulgação/PMCB

Por Depto. de Comunicação/PMCB

Campo Bom – Tendo em vista o expressivo aumento de contaminações e internações por Covid-19 nas últimas semanas, a Prefeitura de Campo Bom está tomando iniciativas mais rigorosas no que diz respeito à fiscalização e conscientização da comunidade. Recentemente foi formado um grupo de operações integradas, composto pela Secretaria de Segurança, o setor de Fiscalização da Prefeitura, a divisão de Zeladoria, o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Fiscalização de Trânsito, que está fazendo rondas diárias no município para inibir aglomerações e atividades em horários restritos, além de estar atendendo a denúncias feitas por telefone pelos moradores. O secretário de Segurança de Campo Bom, Rosalino Seara, explica que essas ações são direcionadas a preservar a vida do cidadão. “Este trabalho das forças de segurança pública tem o único objetivo de resguardar a saúde do cidadão campo- bonense, tendo em vista a gravidade da situação atual. Queremos proteger a população” diz o secretário.

Também estão circulando pela cidade, aos finais de semana, grupos de servidores voluntários orientando a comunidade quanto aos protocolos da bandeira vigente – principalmente quanto ao uso de máscara – e fiscalizando comércios, indústrias e prestadores de serviços. No último sábado e domingo (27 e 28), três carros da Prefeitura com voluntários estiveram circulando pela cidade, auxiliando na vistoria de ambientes públicos e privados e, quando fosse o caso, informando a Fiscalização para que os estabelecimentos fossem notificados. Com esta soma de esforços, somente no último final de semana, mais de 100 estabelecimentos foram vistoriados e orientados. Destes, 42 foram notificados.

O prefeito Luciano Orsi lembra que os leitos de UTI do Hospital Lauro Reus estão todos ocupados e pede a ajuda da população para que o município enfrente este momento que é o mais crítico desde o início da pandemia. “Precisamos que todos entendam a gravidade da situação. Não temos mais leitos de UTI disponíveis e estamos, inclusive, com pacientes aguardando vagas no hospital. Diante disso, é fundamental contermos as aglomerações e as atividades não permitidas nos protocolos da bandeira preta”, afirma. Além das ações de fiscalização na rua, a Prefeitura também está investindo na conscientização da comunidade quanto aos perigos da transmissão e contaminação da Covid-19, através de banners, materiais de divulgação nas redes sociais, depoimentos de líderes de entidades, spots de rádio, anúncios de jornal e circulação de carro de som.

Lembrando que a multa para o descumprimento do decreto será no valor de 147,45 URMs (R$ 770,41) sendo que em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3598-8600.