Para evitar filas, Sapiranga passa a fazer inscrições de creches de forma on-line

Inscrições, agora, podem ser fetas de forma on-line por aplicativo no celular ou computador Fotos: Melissa Costa

Sapiranga – A Secretaria de Educação mudou o sistema de inscrição para a educação infantil, que atende crianças de até 3 anos e 11 meses. Para evitar filas, principalmente em razão da pandemia da Covid-19, agora as famílias podem solicitar a vaga de forma on-line. “O processo de inscrições passou por melhorias e traz essa novidade no formato do cadastro e na forma de preenchimento, a fim de facilitar o acesso às famílias”, conta a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

 

O cadastro para a vaga através da Inscrição Online, que começou no último dia 28, é realizado via internet, em versão para computador ou dispositivo móvel, neste endereço de acesso: web site: https://educaweb.sapiranga.rs.gov.br/nina acesso ao sistema: serviços públicos menu: cadastro fila pública. Neste site está disponível para download o aplicativo NINA, para usuário no Android ou IOS em Google Play e App Store. A inscrição também está disponível no site da Prefeitura, menu Secretarias – Educação, Cultura e Desporto, em Serviços – Inscrição Online Educação Infantil – Etapa Creche 0 a 3 anos e 11 meses.

 

Para quem não tem acesso à internet, há suporte de atendimento na secretaria

Os documentos necessários para o preenchimento do cadastro são CPF do solicitante ou responsável legal, certidão de nascimento da criança e CPF (caso tenha), CPF da mãe, endereço de residência em Sapiranga e dois números de telefone para contato. Concluída a inscrição, será gerado um comprovante contendo o número do protocolo, que não é a posição na lista de espera. As famílias que não possuem acesso à internet, terão suporte técnico disponibilizado pela Secretaria de Educação no Setor de Protocolo da Prefeitura no horário das 12h30 às 18h30, devendo trazer os documentos acima citados. Os inscritos na Central Única de Vagas serão divulgados trimestralmente no sítio eletrônico da Prefeitura.

Demanda em espera

Assim como na maioria dos municípios, a fila de espera é um dos grandes desafios na educação infantil. Antes de iniciar as inscrições, Sapiranga já contava com 757 crianças aguardando vagas. Em menos de uma semana da abertura de inscrição on-line, foram inscritas mais de 250 novas crianças. “Atualmente, atendemos 2.554 nessa faixa etária nas 15 unidades municipais e mais nas três particulares, cujas vagas são adquiridas através de convênios firmados”, conta a secretária Cláudia.

A luta é constante para suprir vaga e as reformas e ampliações tem ajudado. “Estamos conseguindo abrir uma certa demanda, mas a procura é sempre maior que a oferta”, comenta.

Planejamento

Questionada sobre quais são os planos para tentar suprir mais a demanda da fila de espera para 2021, a secretária explica algumas ações. “A gente fez uma previsão com a promotora de Sapiranga, assim como a promotora regional de Educação para ver quando a gente iria suprir essas vagas. A nossa ideia era incluir 180 da escola nova (Letrinhas Mágicas) e mais 100 vagas (através de troca e adaptação de turmas com escolas estaduais”, explica.

Também há a previsão da construção de uma nova Emei, a Dominó. A nova escola será construída na Rua Prefeito Edwin Kuwer, e a previsão é atender 280 crianças. A projeção de custos é de R$ 3.200.000,00 e ainda não tem uma data para iniciar. “Estamos fazendo o possível para atender o máximo de crianças”.