Para combater o calor só com ar-condicionado

Escolhas | Saiba quais as opções de ares-condicionados para sua casa

Por Eduardo Jaeger, Arquiteto

Chegou o verão!!! A estação mais quente do ano é também um sinônimo de preocupação com a conta de energia elétrica. Para combater o calor vale de tudo, de ventiladores a ares condicionados.

A maioria das construções, por melhor que seja seu projeto e orientação solar, não consegue dar conta de dissipar o calor. Para resolver o problema, fazemos uso de equipamentos de atenuação desse calorão. É nesse sentido que muitas vezes fica a dúvida quanto à escolha certa do equipamento que vai ser utilizado.

Em geral, os fabricantes de ar condicionado aplicam uma tabela de Btus (unidade de medida de potencial calorífico) para calcular a refrigeração de um ambiente baseado na área por uma altura padrão. Em geral, dependendo da orientação solar, esse cálculo funciona. Somente um especialista na área consegue levar em conta as características do ambiente para determinar o equipamento correto.

Um equipamento mal dimensionado fará com que a máquina trabalhe demasiado, não conseguindo dar conta de refrigerar o ambiente, ou seja eficiente demais ao ponto de refrigerar mais do que deveria. Em ambos os casos, o desconforto é certo.

Os tipos de ar-condicionado

Split Cassete
É uma variação do Split que fica fixo no teto ou forro. Preço mais elevado e consumo médio.

Janela
É o ar condicionado comum, de custo mais baixo e consumo mais alto.

Split Wall
É o tipo mais comum do mercado. Preço e consumo mediano.

Split Inverter
É a evolução do Split. O maquinário é mais eficiente e produz menor consumo de energia. Custo mediano a elevado.