Palestra para alunos de escola de Campo Bom aborda povos originários do Brasil

Alunos do 3º ano da EMEF Edmundo Strassburger participam de atividade alusiva ao Dia do Índio. Foto: Jauri Belmonte

Por Jauri Belmonte

CAMPO BOM –  Os olhares demonstravam surpresa. Curiosos, eles buscavam encontrar em cada palavra um pouco mais de conhecimento sobre aqueles que ajudam – e muito – a contar a história do Brasil. Assim, os mais de 20 alunos do 3º ano da EMEF Edmundo Strassburger, que fica no bairro Aurora, participaram de uma palestra sobre povos originários, que ocorreu na última sexta-feira (14). 

 

A atividade, que foi alusiva ao Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19), foi conduzida pela professora coordenadora de História, Michele Capeletti. Durante a oficina em sala de aula, para alunos com idades entre 8 e 9 anos, foram abordados temas como costumes e informações essenciais para compreender as comunidades indígenas e suas tribos, e como elas são impactadas desde o início da colonização portuguesa.

A contextualização também mostrou aos alunos da turma 31, o modo de vida, a religiosidade, assim como formas de caça e alimentação. As vestimentas, arte e cultura dos índios também foi abordada de forma explicativa, sem deixar de tratar de problemas como doenças e crises que afetam a etnia, seja por conta das políticas públicas ou a ausência delas. 

Ao fim da atividade, que também contou com exposição de artesanatos típicos e contextualização dos diferentes modos de viver entre as tribos de Norte a Sul do Brasil (ao longo da história), os pequenos alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o conteúdo.  A ideia é que todo esse conteúdo trazido na palestra seja relacionado nas  disciplinas ao longo ano letivo, sob orientação da professora Laura Dapper.

 

 

O olhar das professoras e dos alunos

 “A importância de trabalhar a origem dos povos originários com os menores é justamente para que eles possam refletir sobre a história do nosso País e quem são os primeiros habitantes desta terra. Também acho importante falar da necessidade de proteger e apoiar as políticas públicas que existem para prover saúde e alimentação para os povos originários. Então, acredito que seja importante começar o mais cedo possível esse trabalho para que essas crianças saibam que o chão em que estamos já teve moradores muito mais antigos do que nós, com uma história e uma cultura que é um legado até os dias de hoje”.
Michele Capeletti, coordenadora de História da EMEF Edmundo Strassburger.


“Essa oficina vem a contribuir  tanto para os alunos quanto para que eu tenha respaldo para quando trabalhar a cultura, a arte e os outros costumes e alimentação. Sem contar que vai agregar conhecimento no dia a dia de todos”.
Laura Dapper, professora regente do 3º ano.


“Eu gosto de aprender sobre os índios. E na atividade de hoje pude aprender um pouco mais sobre os povos indígenas. No ano passado, também na escola, já tínhamos visto esse assunto em sala de aula”.
Eduarda Moreira, 9 anos, aluna do 3º ano.


“Gostei muito da oficina. Tudo tem bastante cor e estou curioso para aprender mais com a professora Laura sobre o assunto”.
Lorenzo Corrêa, 8 anos, aluno do 3º ano.