Paixão pelo Voo Livre

Esporte atrai turistas e forma atletas no município, que sediou etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente em 2015

Um ponto turístico forte do município de Sapiranga, por si só, é o Morro Ferrabraz. Porém, a partir da década de 1970, ele recebeu mais destaque ainda: foi a partir daí que a prática do voo livre cresceu na cidade – a história do esporte no município de Sapiranga se fortalece a partir da segunda metade dos anos 70 com a criação de associação e o esforço conjunto dos amantes do voo livre na prática do salto de asa delta, com a construção das primeiras rampas. A prática do voo livre fez com que o Morro Ferrabraz e Sapiranga ficassem conhecidos nacionalmente, o que também popularizou o gosto pelo esporte na região do Vale do Sinos.

No ano passado, a cidade de Sapiranga – e o Morro Ferrabraz – foi palco da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que teve a participação de 120 competidores, 22 deles, estrangeiros. Um dos pilotos sapiranguenses que participou da etapa, Luciano Horn, foi selecionado para participar da equipe brasileira que disputará o Circuito Mundial de Paraglider. “Em 2015 fiquei em 8º no Campeonato Brasileiro e fui campeão gaúcho. Assim consegui notas para entrar no Circuito Mundial”, comenta Luciano, que pratica o esporte desde 1994, por influência familiar. “Através de influência de padrinho, primos, comecei a praticar”, conta.

Outro piloto sapiranguense que também conquistou vaga para o Circuito Mundial foi Jarbas Mello. “O circuito ocorre todos os anos, em cinco países diferentes”, ele comenta.

Crédito da foto: Zenilson Rocha

Confira esta reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Repercussão.