Paisagens de Parques do RS são opções de turismo

Para visitar | Municípios de Cambará do Sul e Viamão contam com parques

Destinos que permitem ao turista ter acesso a praias, dunas, lagoas e morros, com possibilidade de realizar trilhas em meio à paisagem natural. Tudo isso pode ser encontrado nos parques espalhados pelo Rio Grande do Sul. Dois dos parques que contam com paisagens deslumbrantes são o Paque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, que ficam no município de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. É lá que está localizado o cânion Itaimbézinho, cuja extensão atinge 5.800 metros. Ele tem uma largura que varia entre 200 e 600 metros e sua profundidade máxima é de 720 metros.

O Parque Nacional de Aparados da Serra possui uma área de 13.060 hectares, sendo fronteira ao Parque Nacional da Serra Geral. O Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. Há três trilhas abertas ao público, sendo que a trilha do Vértice e a do Cotovelo são suas principais atrações, e a Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion. O Paque é aberto à visitação de terça à domingo, das 8h às 17h. A permanência no local é permitida até uma hora após o fechamento da bilheteria.

Parque da Lagoa do Peixe

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe fica nos municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte, tendo sua portaria em Mostardas. Lá, é possível encontrar praias, campos de dunas, lagoas de água doce e salobra e uma área marinha. Há três trilhas que o turista pode fazer: a Trilha do Talhamar (percurso de aproximadamente 12 km), a Trilha da Figueira (aproximadamente 1,5 km) e a das Dunas (aproximadamente 10 km).

Parque Estadual do Turvo é opção

O Parque Estadual do Turvo foi a primeira Unidade de Conservação da Natureza instituída pelo Estado do Rio Grande do Sul, e está localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, junto ao rio Uruguai, na divisa com o Estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones. O Parque tem cerca de 17.500 hectares de floresta, que abrigam mais de 700 espécies de plantas, cerca de 290 espécies de aves, mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, dentre as quais muitas espécies raras e/ou ameaçadas, como a anta e a onça-pintada. O Salto do Yucumã, uma cachoeira com 1.800 metros de extensão, é um dos principais atrativos do Parque. No momento,existem duas trilhas abertas à visitação. Um aviso: não existem lanchonetes em funcionamento no interior do parque, portanto, é preciso levar seu próprio lanche.

Parque Estadual de Itapuã

O Parque Estadual de Itapuã, que fica no município de Viamão, abrange cerca de 5.570 hectares, onde se encontra uma diversidade de paisagens, como morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados e espécies raras e ameaçadas de extinção. O Parque oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. O Parque Estadual de Itapuã está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.

Crédito da foto: Divulgação