Tarifas como IPVA e DPVAT podem ser pagas em CFCs e CRVAs com cartões de crédito e débito

Campo Bom – Todos os anos, proprietários de veículos precisam arcar com uma série de tarifas relacionadas aos carros, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro DPVAT (cobertura para danos pessoais causados por veículos automotores em pessoas).

Comumente, as pessoas vão até casas lotéricas ou agência bancárias para realizar este pagamento, enfrentando longas filas e um bom tempo de espera. Porém, é possível realizar este pagamento em outros locais, que poucos tem conhecimento, como Centros de Formação de Condutores (CFC), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA), Centros de Remoção e Depósito, além de despachantes credenciados pelo DetranRS. “As empresas se filiam ao Detran, e aí vão buscar convênios com os CFCs, CRVAs”, explica o diretor de ensino do CFC de Campo Bom, Caio Trainin. O pagamento destas tarifas, nestes pontos, pode ser feito exclusivamente com cartões de crédito e débito, podendo ser parcelado. Porém, para que possa ser aceito, é necessário que os CFC’s, CRVAs, etc, tenham o interesse em ofertar essa modalidade para seus clientes.

IPVA 2019: Prazo encerrado

Terminou o prazo para o pagamento do IPVA 2019. Na quarta-feira, 17 de abril, foi o último dia para pagamento do imposto de veículos cujas placas terminam com o número 8. Segundo o calendário, que seguiu a numeração do emplacamento, o vencimento dos últimos dois grupos ocorreu na segunda-feira, 22 de abril, para final 9, e na quarta-feira, 24 de abril, para final 0 (zero).

Empresas estudam viabilidade da implantação

Para que seja possível realizar o pagamento das tarifas através de cartão, é necessário que os locais citados anteriormente, tenham o interesse nessa modalidade, e que empresas de cartões sejam credenciadas junto ao Detran. Procurados, os centros de Formação de Condutores (CFCs) de Campo Bom e Sapiranga informaram que estão estudando a implantação desta possibilidade, porém, ainda não possuem previsão e se de fato será implantado. Em Campo Bom, o CFC Fischer, não possui ainda o serviço, mas não descarta a implantação. “No momento nós não procuramos e nem fomos procurados por nenhuma empresa que tenha se credenciado junto ao Detran para prestar esse serviço. Então, nesse momento não estamos oferecendo essa modalidade para o cidadão de parcelar o débito. Futuramente, pensamos, assim que conseguirmos o contato com alguma empresa que já tem essa parceria, vamos disponibilizar”, explicou Caio Trainin, diretor de ensino do CFC de Campo Bom. O CFC Valderez de Sapiranga, explica que estuda a possibilidade de implantação. ”Estamos fazendo um estudo de viabilidade da implementação disso dentro do CFC. Querendo ou não, temos um fluxo grande de pessoas no CFC e estamos vendo se agregarmos esse serviço, qual o impacto que isso pode ter aqui, estamos estudando para ver o que será implementado ou não, estamos em um estudo preliminar”, explicou a assessoria de comunicação do CFC Valderez, de Sapiranga. A posição do CFC Valderez corresponde as quatro unidades, sendo elas de Sapiranga, Nova Hartz, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Texto: Taylor Abreu

Foto: Reprodução