Pães e cucas na 18º Festa da Colônia e Feira do Mel

Festividades | Produção agrícola será celebrada nos dias 11 e 12 


Sapiranga – No final de semana dos dias 11 e 12 de julho, a população de Sapiranga e das cidades da região terão a oportunidade de participar da 18ª Festa da Colônia e Feira do Mel, uma promoção da Secretaria de Agricultura Municipal. O evento ocorrerá no Parque do Imigrante e começa às 9h30 do sábado (11). O secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo, valoriza a Festa e lembra que a entrada é gratuita para toda a comunidade. “Este é um evento tradicional da cidade. Os agricultores se preparam o ano todo. Para eles, é o evento do ano. Para nós, da Secretaria, é uma forma de possibilitar que tragam seus produtos e os comercializem na zona urbana e aproveitem para mostrar sua realidade ao resto da população. Pensando nisso, facilitamos o acesso à festa, que tem entrada franca para todos”.
Além dos produtos típicos da colônia, quem for conferir a Festa encontrará também a exposição de animais, que contará com aves, caprinos, ovinos e até coelhos. “Apenas os cavalos vão ficar de fora desta edição, em função de uma doença que surgiu em alguns animais. Preferimos fazer assim para nos prevenir e garantir a qualidade da exposição”, explica o secretário Valdes.
Programação das festividades
Ele destaca também a segunda edição dos Jogos Germânicos, como a corrida do carrinho de mão, organizados em parceria com o Leo Clube Sapiranga Ferrabraz e a Associação dos Moradores da localidade do Morro Ferrabraz. Os Jogos ocorrerão nos dois dias da Festa. 
Além dos pães e cucas feitas na hora, em fornos de barro, a comunidade pode aproveitar a Feira do Mel, que acontece junto à Festa da Colônia, para comprar mel e seus derivados. “Pela praça de alimentação, teremos também o tradicional bolinho de batata sendo vendido. Além disso, teremos quatro empresas expondo máquinas e equipamentos agrícolas”, conta o secretário.
Outra novidade do evento é o Kolonie Pedal, passeio que terá sua largada às 8h30 do domingo (12), no Parque. 
“O pessoal do Pedal de Sábado nos procurou, com essa vontade de incluir o passeio às atividades da Festa. Acatamos a sugestão e acredito que será um sucesso. Conforme informações do pessoal, já temos mais de 300 atletas inscritos”. As inscrições podem ser feitas no site www.sprinta.com.br/pedaldesabado, para os três trajetos (fácil, médio e difícil).
Um dos destaques desta edição é a “pega do porco” em uma arena com lama. “Assim como Araricá, agora temos esta atividade. A inscrição pode ser feita no local. Creio eu que terá uma taxa cobrada, já que quem pegar o porco poderá levá-lo para casa”, comenta Valdes.