Outubro Rosa, Novembro Azul: prevenção e diagnóstico no Hospital Sapiranga

Mastologista Bianca Zardo atua no Hospital Sapiranga (Foto: Divulgação)

Sapiranga – Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

O Hospital Sapiranga possui toda a estrutura para o atendimento necessário às pacientes que desejam realizar sua prevenção ou que possuem alterações mamárias que necessitem ser diagnosticadas e tratadas com excelência. “No centro de especialidades, contamos com ginecologistas e mastologista. Recentemente, inauguramos um novo e moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com um espaço totalmente revitalizado, onde as pacientes contam com mamografia, ecografia mamária, biopsia e ressonância mamária para um diagnóstico ágil, preciso e exames de qualidade”, pontua a médica mastologista, Bianca Zardo, alertando para a importância das mulheres retomarem a prevenção. “Estima-se que o número de mamografias realizadas em 2020 foi 42% menor que em 2019, ano anterior a pandemia. A mesma importante redução ocorreu em relação as consultas. No ano de 2020, 62% das mulheres deixaram de ir ao ginecologista ou mastologista”.

 

Em 2021, a redução da procura de consultas persistiu. Uma recente pesquisa mostrou que 47% das mulheres deixaram de frequentar o ginecologista ou o mastologista durante 2021. “Estamos muito preocupados, pois sabemos que diagnósticos mais tardios significam tratamentos mais invasivos e chances menores de sobrevivência. No consultório, percebo que muitas pacientes chegam referindo estar sem fazer mamografia desde 2019 e aumentaram o número de pacientes com doenças mais graves no momento do diagnóstico”, alerta a profissional da saúde.