Outubro Rosa, mês para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama

Ações visam a prevenção ao câncer nas mulheres em Sapiranga | Foto: Divulgação

Região – Outubro é conhecido como mês rosa, mês em que diversas ações são desenvolvidas buscando a conscientização de todas as mulheres sobre como diagnosticar, de forma rápida e precoce, o câncer de mama.

 

Neste ano, o tema da Campanha do Outubro Rosa, conforme estabelecido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, é Quanto Antes Melhor, destacando a importância de um diagnóstico com maior antecipação, que aumenta consideravelmente as chances de cura, assim como um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos. Dentre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama está a vida moderna e acelerada, obesidade, estresse e sedentarismo.

 

A Secretaria de Saúde de Sapiranga, cujas unidades de saúde estão decoradas com a cor rosa, já iniciou a campanha. Dentre as ações, há o incremento do número de agendas para coleta de pré-câncer, solicitações de mamografias ocorrendo, além das unidades, em algumas empresas do município. A orientação é para que em caso de qualquer suspeita, a mulher procure a unidade mais próxima. De acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano, em Sapiranga, foram 11 pacientes encaminhadas para a especialidade de oncocirurgia de mama e outras oito pacientes para a oncogineco via Sistema Gercon.

Sensibilizando as mulheres

Por conta da pandemia, as unidades de saúde não estão realizando grupos de conversas presenciais, que ocorriam tradicionalmente no Outubro Rosa, com as mulheres da comunidade. “Este ano, foram organizados painéis informativos sobre o tema, além de decorarações na unidade. Também está sendo feita a abordagem na sala de espera, como forma de sensibilizar as mulheres”, diz a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira. “Nas UBSs e ESFs há oferta de exame citopatológico (CP), exame clínico das mamas, podendo ser feita a solicitação de mamografia. Ainda são disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Ou seja, além de orientações específicas sobre câncer de mama, a saúde da mulher é abordada como um todo”, diz ela.

Unidades orientando

Segundo a secretária de Saúde, as unidades que contemplam atendimentos alusivos ao mês de prevenção ao câncer de mama em Campo Bom são o Centro Materno Infantil, ESF Rio Branco, Estratégia Saúde da Família (ESF) Firenze, ESF Quatro Colônias, ESF Imigrante Sul, Ambulatório de Infectologia, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), ESF Imigrante Norte, ESF Santa Lúcia, ESF Aurora e ESF Paulista. Basta a mulher chegar e será orientada.