Outubro Rosa estimula a população sobre prevenção do câncer de mama

Cuidado | A prevenção contra o câncer deve ocorrer em homens e mulheres durante o ano todo

Região – Neste mês há ações voltadas ao câncer de mama no país. A sapiranguense Eni Gorete de Castro, 49 anos (foto em destaque), trata o câncer de mama há 4 anos. Ela sempre fez anualmente os exames preventivos.
Em junho de 2013 realizou todos os exames, que não apresentaram nenhuma alteração. Em dezembro, decidiu fazer o autoexame e percebeu que estava com um nódulo na mama esquerda.
Após alguns exames e consulta em Porto Alegre, descobriu um nódulo maligno e agressivo de mais ou menos um centímetro. Na época, foi realizado somente a retirada do tumor. Nove meses após apareceu um novo tumor. Dessa vez, foi necessário retirar toda a mama.
Agora, Eni Gorete está no processo de reconstrução da mama. O que mais incomodou Gorete foi o preconceito das pessoas ao perceber que ela tinha feito a retirada. “Quando é com a gente, sentimos na pele o preconceito”, salientou.
O apoio da família e dos amigos foi essencial. Todo o tratamento foi pelo SUS e ela diz que não tem o que reclamar.
Hoje, Eni se dedica ao trabalho voluntário e promove eventos beneficentes para arrecadação de fundos e conscientização sobre o câncer.

Como prevenir o câncer

A prevenção já inicia na adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares, controle do peso, etc. A 1ª gestação tardia e a falta de amamentação podem aumentar os riscos de desenvolver câncer de mama. A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, Roseli Monteiro, salienta que é de extrema importância se observar e auto examinar, além de evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas. Mulheres dos 50 aos 69 anos devem fazer a cada dois anos a Mamografia – exame de diagnóstico de alterações na mama. Porém, é indicado que todas façam o autoexame, e se perceber qualquer alteração, tanto de nódulos (caroços endurecidos, fixos e indolores) como visual, no seio, procurar um Ginecologista ou Mastologista.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664