Os tradicionais bolinhos de batata fazem sucesso

Sapiranga – O trabalho em família é o grande segredo dos bolinhos de batata das famílias Mewius e Krombauer. Lírio Mewius, 54 anos, e Vanderlei Krombauer, 40 anos, reúnem as famílias para venderem os bolinhos de batata. A dupla comercializa o prato há 16 anos na Festa das Rosas. A ideia de vender os bolinhos partiu de Mewius, que convidou o vizinho de chácara para fazer sociedade, em 1998, quando a festa foi retomada.
No início, Krombauer e Mewius não tinham estrutura. Descascar as batatas, cortar e fazer a massa, era realizado manualmente. “Até a nossa fritadeira era emprestada”, destaca Mewius. Com o passar dos anos, o lucro foi investido em maquinário. Hoje, eles possuem máquinas para descascar, picar e cinco fritadeiras. A esposa de Mewius, Nelda Maria Mewius, 54 anos, é responsável pela massa. O segredo, segundo ela, é acertar o ponto da massa.
Batatas das plantações das famílias Krombauer e Mewius
As famílias de Vanderlei Krombauer e Lírio Mewius possuem plantação de batata asterix (batata especial utilizada na produção dos bolinhos) em suas chácaras localizadas no alto do Ferrabraz. Conforme Mewius, a qualidade das batatas também conta muito na hora de deixar os bolinhos com um sabor especial. Para a Festa das Rosas, eles colhem uma tonelada de batata. Eles não sabem precisar quantos bolinhos são vendidos durante a festa.