Os detalhes que impedem Nova Hartz de contar com três novas escolas

Nova Hartz – Na tarde da segunda-feira, 20 de maio, o Jornal Repercussão acompanhou o Secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Nova Hartz, William da Silva, e o arquiteto da Prefeitura, Gustavo Mateus Hanel, pelas obras em escolas no município. Foram visitadas cinco obras, que estão em diferentes etapas. Duas delas seguem o modelo de escola proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Modelo em que, teoricamente, não haveria custo algum ao município. No entanto, devido a burocracia no repasse dos valores, que a cada etapa leva cerca de três meses para ocorrer, é necessário que o município utilize verba livre para arcar com os custos extras da obra. Uma destas escolas, localizada no bairro Liberdade, segue com as obras paradas. Nesta obra, foram constatadas irregularidades na execução, e por conta disso, a Prefeitura notificou a empresa que estava realizando a construção da escola para que fizesse os ajustes necessários. Após perceber que os ajustes não estavam sendo realizados, foi necessário romper o contrato com a empresa. Por conta disso, a obra ficou parada, e neste momento o arquiteto Gustavo Hanel trabalha no levantamento de uma série de documentos e na elaboração de um projeto para retomar, o mais rápido possível, a construção da escola, já 80% concluída. Após finalizada, a ideia da Prefeitura é transferir a Escola Pastor Wartenberg para a localidade, e no espaço onde da Pastor abrir uma nova escola de educação infantil visando zerar a fila de espera.
Na Professor Luiz Trezzi, escola que também segue o modelo do FNDE, a obra está 70% concluída e em ritmo acelerado. A quadra poliesportiva ao lado da Luiz Trezzi está finalizada. Após a conclusão da escola, a quadra receberá cestas, goleiras e cercamento.

Ampliação de escolas infantis

William visita novo refeitório
da Mundo Encantado

Além das obras que estão em andamento e das que serão retomadas de novas escolas no município, Nova Hartz também realizou ampliação e reformas em duas unidades de educação existentes. As escolas de educação infantil Mundo Encantado, no bairro das Rosas, e Ursinhos Carinhosos, no bairro Primavera receberam as intervenções. Na escola Mundo Encantado foram construídas quatro novas salas. Além disso, o refeitório foi reformado, a cozinha foi ampliada e uma parte do pátio dos fundos recebeu a implantação de um piso, para que as crianças possam brincar com maior segurança. Na Ursinhos Carinhosos, a obra contemplou a reforma da secretaria e de duas salas de aula. Além disso, a fiação foi toda refeita, tornando o local ainda mais seguro.

Escola do  bairro Liberdade

A obra está parada por problemas orçamentários. Após retomada, ainda não há previsão, prazo médio de conclusão é de cerca de seis meses.

 

 

 

Professor Luiz Trezzi e Quadra Poliesportiva

A obra da escola Professor Luiz Trezzi está 70% concluída, também com projeto do FNDE. Além disso, contará com quadra poliesportiva, já finalizada.

 

 

 

Proinfância – Metodologia Inovadora

A Prefeitura estrutura novo projeto para não perder repasse feito pelo FNDE no espaço onde deveria ser construída uma escola de educação infantil.

 

 

 

Texto e Fotos: Taylor Abreu