Os benefícios do laser na Podologia

Por Joseli Pretto, podóloga

Os investimentos na área da saúde e as descobertas de novos medicamentos no tratamento de doenças abrem novos horizontes para a humanidade. E a podologia, como área de apoio à medicina, acompanha esse progresso e se beneficia com os tais avanços.

O uso de equipamentos como o Laser de Baixa Potencia no tratamento para Onicomicoses (fungos), Pé Diabetico, Esporão de Calcaneo, inflamações, algias e cicatrizações de tecidos, é um bom exemplo de como a tecnologia pode contribuir para o tratamento dessas patologias.

O laser-terapia é um dos recursos associados no tratamento da dor em pés diabéticos. O laser vem neste caso como um auxílio salutar no tratamento do pé diabético, porque pode ser utilizado irradiação pontual e no método ILIB, que tem efeito antiplaquetório, analgésico, anti-inflamatorio e vasodilatador.

O ILIB melhora a oxigenação, pois aumenta a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, torna a hemácia mais flexível e estimula a produção de prostaglandina, que diminui a dor, e a serotonina, que dá a sensação de bem estar.

Em feridas de pés diabéticos, a ação terapêutica do laser auxilia no difícil processo de cicatrização de úlceras e infecções sem ruptura da derme.

Para quem sofre de esporão de calcâneo, o laser alivia de imediato a dor.

Em fissuras calcâneas o laser atua na cicatrização.

Um dos problemas mais antigos e difíceis de tratar é a micose de unha (Onicomicose), que agora tem um novo tratamento, com excelentes resultados, e em curto período de tempo, Terapia Fotodinamica (PDT), o laser de baixa potencia.

Esses são alguns dos muitos benefícios que o Laser oferece na podologia.

O bom podólogo deve procurar o aperfeiçoamento constante através de estudos para melhor atender seu cliente (paciente).

A podologia hoje é muito avançada se comparada a de 15 anos atrás.

Conclusão: não podemos fazer nada sozinhos. Com uma equipe multidisciplinar podemos melhorar a vida do ser humano, que está rodeada de perigos prejudiciais a saúde.