Os animais de estimação também sentem frio

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

Estamos saindo do verão, e entrando em uma época do ano onde temos muita umidade e a temperatura diminuiu bastante. Com isso, mudamos muito nossa rotina de vida, e por consequência a de nossos pets também. Muitas vezes privamos eles do convívio dentro de casa, pois estão molhados e com os pés sujos, ou então os deixamos só dentro de casa, sem a frequência de passeios na rua ou caminhadas no pátio a que eles estão acostumados.

Os cuidados de higiene devem ser mantidos, durante todo o ano, inclusive no inverno. Temos que ter um cuidado maior com os banhos, evitando o uso de água com temperatura muito alta, pois pode prejudicar a pele e favorecer algumas doenças dermatológicas. Com a água quente, a oleosidade natural da pele e sua camada protetora são removidas mais facilmente, e com isso, a pele se torna mais ressecada, podendo aparecer a seborreia seca, caracterizada por descamação intensa da pele. O uso de secador deve ser feito com muito cuidado na região da cabeça, principalmente próximo aos olhos, pois o vento quente pode ressecar o filme lacrimal e ocasionar lesões de córnea, que são muito doloridas e ainda podem evoluir a ponto de ocasionar perda de visão.

Sempre que se banha um cão ou gato, deve-se secar ele bem, com auxílio de secador, para que a pele não fique com umidade residual, favorecendo o crescimento de fungos, principalmente nos animais que usam roupas para se aquecerem. O uso de roupas também deve ser feito tomando-se alguns cuidados, principalmente naqueles com pelos longos.

Escovar o pelo do pet

Para que se evite a formação de nós, devemos retirar a roupa e escovar o pelo diariamente, desembaraçando-os.

Existem algumas doenças que aparecem com maior frequência no inverno, assim como para as pessoas, em razão de frequentarmos locais fechados e com menor ventilação. Isso favorece doenças transmitidas por via aérea, dentre as quais podemos citar a cinomose e a gripe dos cães, conhecida também como tosse dos canis. Na próxima edição do caderno pet, vamos falar um pouco mais sobre a gripe dos cães, que pode ser prevenida com vacinação.

Crédito da foto: Thinkstock