Origens leva Sapiranga a outros povos

O Balé Folclórico Origens é um dos grandes representantes de Sapiranga quando o assunto é cultura. Fundado em maio de 1994, e oficializado pela lei municipal 2008/94, o grupo de projeção folclórica é um dos mais queridos pelos sapiranguenses, sendo considerado patrimônio imaterial do município.

O grupo é composto pelas alas mirim, juvenil e adulto, apresentando repertórios com coreografias de diferentes culturas, brasileiras e estrangeiras, como samba, dança gaúcha, axé, frevo, carimbó, xaxado, xote, indígena, como também já desenvolveu danças de países como argentina, frança, espanha, itália, alemanha e outros.

Mantido pela Prefeitura de Sapiranga, o Origens sempre realizou seus ensaios no Centro de Cultura Lúcio Fleck, até que em 2019, com a desativação da EMEF Marília Bonarrigo, no bairro Quatro Colônias, o grupo passou a ocupar o espaço, possuindo, depois de 25 anos, uma sede própria com salas de ensaio e secretaria com os destaques recebidos pelo balé nos principais festivais que participou.

Falando em festivais, o Balé Folclórico Origens já rodou o mundo levando a cultura de nosso país e o nome da nossa cidade. Países como México, Bélgica, França, Espanha, Bulgária, Peru, Bolívia, Equador, Argentina e Chile já receberam e se deslumbraram com a arte vinda daqui.

Para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho do grupo, acesse https://www.facebook.com/bale.origens, ou então compareça a um dos ensaios que ocorrem nos sábados.