Oportunidade move setor imobiliário

Tendência | Produtos com preços e condições diferenciadas têm mais saída

Que 2015 foi um ano complicado para a economia todos sabem. Para o setor imobiliário, o ano não foi diferente. O número de vendas e de lançamentos registrados no país no ano passado foi o menor desde 2004, além disso, a confiança dos empresários do setor está no menor nível desde 2010. Porém, a Zaphira Imóveis, de Sapiranga, já esperava uma retração do setor em 2015, o que levou a imobiliária a traçar uma estratégia de mercado.

Para Renan Lanius, diretor comercial da Zaphira Imóveis, o volume de vendas registrado pela imobiliária em 2015 foi dentro do esperado. “Fizemos um trabalho diferente no segundo semestre, onde o foco foram os produtos de oportunidade” diz o diretor comercial, que logo explica o que são os chamados produtos de oportunidade. “São produtos, por exemplo, que estavam em um determinado valor, que mudou e agora ficou abaixo de mercado, ou mesmo produtos com condições de pagamento diferenciadas. Por exemplo, um vendedor que nao aceitava troca e agora aceita, ou um imóvel cujo preço inicial era R$ 320 mil e agora é R$ 280 mil. É uma bola de neve, temos pessoas que necessitam de capital e pessoas bem capitalizadas, que precisam de um giro. Foi assim que trabalhamos”, explica Renan.

Momento econômico afeta setor

Em relação ao momento econômico, Renan Lanius reconhece que a crise na economia afeta, entre outras áreas, o setor imobiliário. “A situação econômica do país reflete diretamente no mercado imobiliário e isso faz com que os clientes fiquem cada vez menos confiantes na hora de investir”, considera. Além da confiança, o diretor comercial também citas as linhas de crédito, um dos principais fatores que ajudam a desenvolver o mercado imobiliário no país. “Os clientes que procuram o primeiro imóvel, veem os produtos fora das linhas de crédito e os juros subindo a cada mês”, comenta Renan. Não é de hoje que os consumidores demonstram hesitação em assumir um compromisso tão longo como um financiamento imobiliário – desde 2014 a população se mostra menos confiante, como apontou o diretor.

Atendimento ao cliente é diferencial

“O ano de 2016 não será muito diferente do segundo semestre de 2015, onde os produtos de oportunidade é que terão mais saída, os produtos convencionais continuarão com a procura reduzida até que o país comece a ilustrar uma luz no fim do túnel”, considera. “Trabalharemos ainda mais com foco no cliente, buscando melhor atendimento e posicionamento cada dia mais elaborado. Precisamos ir em busca dos negócios, deixar de lado a ideia de que contamos somente com nosso espaço físico e trabalhar para chegar até nosso cliente de forma confortável e atraente”, pondera o diretor comercial da Zaphira Imóveis.

Produtos variados

Quando se fala em quais imóveis foram mais procurados pelos clientes da Zaphira em 2015, Renan Lanius lembra de uma série de produtos que tiveram saída no ano passado. “A Zaphira intermediou em 2015 uma variação muito grande de imóveis. Foram residenciais, comerciais, lotes rurais”, comenta. “E também, com maior volume, imóveis com rentabilidade, que são focados especialmente no público investidor”, lembra o diretor comercial. Agora, quanto ao tipo de imóvel com menos saída, não há dúvidas: o luxo ficou em segundo plano em 2015. “Dentro do ano de 2015 os imóveis de luxo, que possuem um público mais restrito, receberam menos procura que normalmente no segundo semestre”.

Crédito da foto: Prudencio Alvarez/Thinkstock