Operação Volta às Aulas do 32º BPM promove segurança no entorno escolar

Foto: Joel Proença

Sapiranga – Com o retorno das atividades escolares, a preocupação com a segurança no trânsito nas proximidades das escolas se intensifica. Em resposta a essa demanda, o 32º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga lançou a Operação Volta às Aulas, um conjunto de medidas voltadas para garantir a segurança dos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar durante todo o ano letivo.
A operação, que visa promover uma comunicação mais efetiva entre alunos, corpo docente e a Brigada Militar, foi concebida como uma estratégia para prevenir incidentes e garantir um ambiente escolar mais seguro. Para isso, estarão sendo realizadas rondas em horários de maior movimento, visando monitorar o trânsito e coibir infrações que possam colocar em risco a integridade dos pedestres e dos próprios motoristas.
A ação prevê também uma maior aproximação entre as escolas e a Brigada Militar, a fim de prevenir episódios de violência e risco.
Com a Operação Volta às Aulas em pleno funcionamento, a expectativa é de que haja uma redução significativa de incidentes no entorno das escolas, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para toda a comunidade escolar.

Sobre a ação

O tenente-coronel Pedro Beron, afirma sobre a Operação Volta às Aulas: “Nós realizaremos uma operação sistemática, onde a Brigada Militar fará a intervenção Fecha Quartel Escolas”, cita o tenente-coronel. “Então, com o nosso efetivo, que trabalha com uma função importante administrativa dentro dos quartéis, mas que também eles são empregados no policiamento ordinário, fará este papel na segurança das escolas, sendo a nossa atribuição também”, complementa.

Os líderes falam

Os policiais militares, eles farão rondas periódicas, eles irão contatar diretores, irão contatar os alunos, a própria comunidade escolar, para trazer uma segurança efetiva. E proporcionar que todos os alunos também se sintam mais próximos da instituição Brigada Militar.”

Pedro Beron, tenente-coronel da 32ª BPM

É bem importante essa parceria com a Brigada Militar. Nós temos um porteiro em cada escola, que faz a função de vigilante, mas mesmo assim, quando ocorre alguma atividade fora do normal no entorno da escola, acionamos a Brigada Militar e eles prontamente vêm e nos auxiliar. “

Claudia Kichler, secretária de Educação.