Operação Lockdown, contra foragidos que pediram auxílio emergencial, prende homem em Campo Bom

177 pessoas já foram presas até agora pelos agentes Foto: Divulgação/Polícia Civil

por Henrique Ternus Lamb

Região – A Polícia Civil divulgou, na manhã desta sexta-feira (19), os resultados parciais da Operação Lockdown, que tem como foco capturar egressos do sistema prisional que solicitaram o auxílio emergencial do governo, de R$600, indevidamente. Até o meio dia, foram presos 177 indivíduos, a partir do cumprimento de 200 mandados de prisão. Entre eles, está um homem foragido, identificado como A. G. T., de 24 anos, que foi preso no bairro 4 Colônias Norte, em Campo Bom. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Judicial de Butiá, por roubo qualificado no município.

 

A operação atuou nesta sexta com aproximadamente 250 agentes em 12 cidades, entre elas Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre. Os detidos respondiam por crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, corrupção de menores, extorsão, homicídio e estupro.

 

A Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, explicou que o órgão recebeu, durante a semana, informações da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre as pessoas que haviam solicitado o auxílio, e a partir destes dados foram identificados foragidos da justiça. “A operação não visa apurar a questão da regularidade ou não do recebimento do auxílio, mas busca devolver ao sistema penitenciário os indivíduos que estavam foragidos. Agora, a comunicação será feita à Polícia Federal, que vai informar a Caixa Econômica Federal para que não efetue o depósito de outras parcelas do auxílio emergencial”, esclareceu a delegada.