Operação Indenização II resulta em irmãos presos em Campo Bom

Campo Bom – Dois irmãos foram presos, um de 31 anos e outro de 26 anos, e com eles foram apreendidas diversas porções de drogas (cocaína e crack), devidamente fracionadas para a comercialização, além de mais de R$ 800,00 em notas de pequeno valor. A ação policial foi liderada pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, da Polícia Civil. Um dos irmãos era o alvo da operação e, inclusive, estava com mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Indenização II, com o objetivo de cumprir sete mandados judiciais, sendo quatro de busca e apreensão e três de prisão preventiva nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Taquara e Porto Alegre.

Segundo os Delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, toda a investigação desenvolvida é relacionada à prática de crimes de extorsão mediante sequestro, ocorridos nas cidades de Campo Bom, Parobé e Novo Hamburgo. Por meio de tais investigações relacionadas ao crime de extorsão mediante sequestro, apurou-se a comercialização de drogas por integrantes da organização criminosa. De acordo com eles, essas circunstâncias demonstram que o tráfico de drogas está intimamente ligado aos delitos patrimoniais, como extorsões mediante sequestro, pois traficantes acabam, como nesse caso, cometendo crimes de natureza patrimonial para obter recursos para fomentar a sua principal atividade criminosa, a venda de substâncias entorpecentes. Outro homem, de 37 anos, também foi preso por cumprimento de mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação ao tráfico, afirmou os delegados.

O Diretor de Investigações do DEIC, delegado Sander Cajal, destaca que as ações de repressão aos crimes de extorsão mediante sequestro ganham prioridade pela Especializada, na medida em que se traduz como um dos crimes mais graves, onde a vítima permanece em poder dos criminosos, necessitando de rapidez nos trabalhos de Polícia Judiciária. Da mesma maneira, se torna essencial o combate de crimes relacionados aos delitos de extorsão mediante sequestro, como o tráfico de drogas.

A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos ainda prossegue nas diligências no sentido de prender duas pessoas, que estão com Prisão Preventiva decretada, e que não foram localizadas na ação policial desenvolvida nesta manhã. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.