Operação do MP prende campo-bonense envolvido no furto de documentos históricos em Minais Gerais

Campo Bom – O Ministério Público de Minas Gerais, com apoio do MP do Rio Grande do Sul, prendeu nesta quinta-feira (18), um morador de Campo Bom, suspeito de ter furtado documentos históricos do Arquivo Público Mineiro. Entre eles, centenas de decretos e editais do período imperial, que estavam sendo vendidos pela internet.

No Rio Grande do Sul foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Pelotas e Campo Bom, sendo em Campo Bom a moradia do principal suspeito de articular o esquema. A Operação Páginas Históricas teve participação também dos MP’s do Distrito Federal e Territórios e do Rio de Janeiro.

Os valores e o número exato de documentos já vendidos pela internet ainda estão em apuração, já que as investigações continuam. A promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, que está à frente da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) esclarece que “caso promovam a devolução voluntária dos documentos, as pessoas que os adquiriram podem não ser processadas”.

De acordo com a promotora, “as investigações tiveram início em 2016. O MPMG apurou que os documentos furtados estavam sendo vendidos, pela internet, para pessoas de vários estados. Nas residências de alguns desses compradores, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nesta manhã. O principal alvo foi localizado no Rio Grande do Sul. Ele foi preso temporariamente e será ouvido”, explicou.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul