Operação Anjos da Lei apreende drogas, adolescentes e objetos do tráfico em Campo Bom e Sapiranga

Região – Uma operação que combate o tráfico de drogas próximo a escolas foi deflagrada nesta quarta-feira (13) de forma simultânea e sincronizada entre as Polícias Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação batizada com o nome de Anjos da Lei tem como principal objetivo evitar que o malefício das drogas chegue ao ambiente escolar.

Segundo o Subchefe de Polícia o delegado, Leonel Fagundes Carivali, coordenador da operação no Rio grande do Sul, a Operação Anjos da Lei é uma ação policial especial e permanente contra o tráfico de drogas nas imediações de escolas, unindo repressão e prevenção. “Repressão com as investigações e prisões de traficantes nas imediações de escolas e prevenção pela realização de palestras preventivas específicas, antes ou depois das ações repressivas nas escolas, aumentando assim o contato e a confiança entre a Polícia Civil, estudantes e comunidade escolar em geral”, afirmou Carivali.

A Operação Anjos da Lei tornou-se prioridade, pois é no ambiente escolar que se encontram os jovens e crianças que são os alvos mais vulneráveis para a atuação e influência do tráfico de drogas, no consumo ou em atividade do tráfico. Na parte da aplicação da Lei de Drogas, além dos crimes de tráfico de drogas e eventualmente associação para o tráfico, também responderá o criminoso que estiver traficando nas imediações de escola pelo artigo 40, III da Lei de Drogas, que traz a previsão de aumento de pena de 1/6 até 2/3.

No Rio Grande do Sul, nos dias de ontem e hoje, a Polícia Civil gaúcha participou da Operação Anjos da Lei por meio do Departamento de Polícia do Interior, Departamento de Polícia Metropolitana e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, empregando 737 policiais. Foram cumpridas 308 ordens judiciais no estado, totalizando 110 presos e 20 adolescentes apreendidos. Setenta e nove armas, 87 quilos de maconha e 2,6 quilos de cocaína, além de outros tipos de drogas foram apreendidos.

Confira os dados das apreensões e prisões na região
DP Campo Bom
1,5 gramas de crack
Apreensão em flagrante de um adolescente, de 17 anos, no bairro Rio Branco

DP Sapiranga
68 gramas maconha – 12 pedras
16 gramas cocaína – 46 pedras
12 gramas crack – 45 pedras
3 telefones celulares
1 moto
3 bicicletas
1 simulacro
2 relógios
R$ 444,00
1 algema
Cadernos de anotações do tráfico
1 foragido recapturado
3 presos em flagrante
1 apreensão em flagrante de adolescente
10 mandados de busca e apreensão cumpridos