Onda de violência em Campo Bom pautou reunião com lideranças de forças policiais

Uma reunião de segurança pública em virtude de crescente onda de insegurança reuniu representantes do Consepro, Ministério Público, Força Tarefa, representantes do Poder Público e órgãos de segurança local, na manhã desta quarta-feira, nas dependências da Reichert. O secretário municipal de segurança e trânsito, Rosalino Seara, aproveitou o encontro para apresentar de que modo pretende colaborar com as forças de segurança pública local. O principal objetivo agora é colocar em prática a atuação da Guarda Civil Municipal. “Na Lei Municipal está previsto que o servidor não pode simplesmente ser transferido de um cargo para o outro. Em razão disso serão encaminhados quatro projetos para a Câmara para a extinção da função de fiscais de trânsito para a formação da Guarda Municipal. Estamos também com um plano de carreira pronto”, explicou Rosalino. Em um primeiro momento, em torno de 22 vagas serão abertas. Está prevista ainda uma reunião na próxima semana, em Porto Alegre, com lideranças locais junto com o vice-governador e secretário estadual de segurança, Ranolfo Vieira Júnior, apresentando a preocupação com os episódios recentes de violência no município e a chegada de apenas um policial.

Ações conjuntas como barreiras e videomonitoramento
também foram discutidas

Segundo o presidente do Conselho Comunitário Pró Segurança (Consepro) de Campo Bom, Pedro Rogério Martins Duarte, ações conjuntas foram apresentadas. “Parcerias para uma ação mais rápida e imediata. Muitos crimes vem acontecendo pela impunidade e esse retrabalho por que ninguém fica mais preso. Apresentamos ainda a situação do monitoramento”, disse.

Opinião de quem sabe

Pedro Rogério Martins Duarte, presidente do Consepro de Campo Bom. “Precisamos de outros meios de sensibilizar o Judiciário sobre o que está acontecendo na cidade. Dizem que o Estado está quebrado e qua não existe mais cadeira, o cidadão está a mercê da mesma situação dos funcionários públicos, nossos verdadeiros guerreiros. Estão a mercê de pacotes de transações do Governo, que vão acabar com o estimulo. A situação está péssima. Nem brigamos mais por pão, leite e comida, mas sim o direito de ir e vir e de manter aquilo que temos”, lamentou.

Rosalino Seara, secretário municipal de segurança pública de Campo Bom. “Os índices de assaltos, roubos e furtos diminuiram, mas houve o número de homicídios que dobrou, e é o delito que sempre preocupa. Embora a maioria deles sejam relacionados ao tráfico de drogas. Ano passado foram cinco e este ano já tivemos dez. Mas, a partir de diversas ações, queremos trazer intranquilidade para os criminosos, com barreiras mais rápidas, maior número de câmeras pela cidade e fazer com que os moradores fiquem mais tranquilos e os bandidos pensem duas vezes antes de agir em Campo Bom”.

Foto: Consepro de Campo Bom

Legenda: Lideranças presentes na reunião na manhã de quarta-feira (16).
Texto: Fábio Radke