Olimpíada Brasileira de Matemática 2015 vem aí

Em junho deste ano será realizada novamente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Já em sua décima primeira edição, a Olimpíada mobiliza escolas do país inteiro. Neste ano, Sapiranga será representada na competição por 18 escolas, 12 delas da rede municipal, cinco estaduais e uma federal.
O município tem a tradição de sempre participar da competição, explica a diretora do Setor Pedagógico Municipal, Simone Henn. “Sempre temos escolas participantes. Nós da Educação fazemos a divulgação da Olimpíada, incentivamos e fazemos esse elo de ligação”, diz. A inscrição dos alunos é feita no próprio site do evento: cada escola que tem interesse em participar pode se inscrever diretamente pela internet. “Na últimas duas edições, contamos com seis alunos medalhistas, que receberam medalhas de bronze. Outros 54 receberam menções honrosas pelas suas participações nas Olimpíadas”, conta a diretora.
Maria Fátima de Souza, a secretária de Educação de Sapiranga, fala sobre a importância da participação dos alunos na competição. “Além de valorizar a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio lógico em sala de aula, é uma forma de valorização destes alunos, que podem demonstrar sua capacidade intelectual, ao participarem da Olimpíada de Matemática”. 
Simone Henn complementa a fala da secretária.  “Com a Olimpíada, o professor tem na mão a possibilidade de mostrar ao aluno que a educação leva ele longe. Tivemos um aluno que participou da Obmep e ganhou uma bolsa de mestrado. Ele nem terminou de cursar o Ensino Fundamental, mas já tem garantida uma bolsa de mestrado na Unisinos, pelo CNPq. Então há toda uma organização para que o aluno veja que estudar vale a pena sim, que te leva a lugares e conhecimentos diferentes”, frisa Simone.
Objetivo de despertar gosto pela ciência e matemática
O objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é despertar o gosto pela matemática e pela ciência, como lembra Simone. A Obmep é dividida em duas fases, que neste ano serão realizadas em 2 de junho e em 12 de setembro. Nas duas datas, os alunos inscritos se reunirão, junto de um professor orientador, nos laboratórios de informática das escolas, para realização das provas.
Participam da Olimpíada estudantes do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental de Sapiranga, sendo que a Obmep é dividida em três níveis: no primeiro nível, estão as turmas de 6º e 7º ano e no segundo as turmas de 8º e 9°. O terceiro nível é para alunos do ensino médio. Em 2014, a Obmep premiou 500 alunos com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata e 4.500 com medalhas de bronze, entre estudantes de escolas de todo o país.
Também com o objetivo de fazer o aluno compreender melhor a disciplina de matemática, Sapiranga criou a Gincana da Matemática, para as escolas da rede municipal. “Nosso principal objetivo é fazer o aluno entender que a matemática está no nosso dia-a-dia mesmo. Queremos despertar o interesse do aluno. Inclusive, muitas vezes, esses mesmos alunos da Gincana são aqueles que se envolvem na Olimpíada de Matemática”, explica Simone Henn.