Oficina ajuda estudantes a construírem o próprio jornal

Ensino e mídia | Escola Ayrton Senna buscou auxílio do Jornal Repercussão para montar o seu jornal

Sapiranga – A leitura crítica dos temas veiculados diariamente na imprensa, especialmente nos jornais, motivou um grupo de estudantes a produzirem o Jornal Seninha. A concepção da proposta partiu dos estudantes do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Ayrton Senna, bairro Amaral Ribeiro, que decidiram produzir um material em que constassem apenas informações relativas ao meio estudantil e da comunidade escolar na qual estão inseridos.

Para assessorar e auxiliar na construção deste material, a professora de inclusão e que atua na sala multifuncional da Ayrton Senna, Vanessa da Silva Bandeira, procurou o Jornal Repercussão. Desta forma, um jornalista do Repercussão oportunizou em dois encontros, subsídios para que um dos estudantes pudesse sozinho construir o Jornal Seninha. Assim, foram repassadas instruções para um dos estudantes operar um software de editoração de revistas e jornais.

A educadora diz que o material impresso servirá para que as famílias que não possuem tempo de estar rotineiramente na escola tenham o conhecimento das atividades das quais os jovens participam e das atividades que a escola participa rotineiramente. “Muitas coisas não são valorizadas pelos veículos e acabam não sendo vistas. Desta forma, a produção contribuirá para melhorar a autoestima dos alunos e a comunidade irá se enxergar neste jornal”, opina Vanessa.

Notícias da escola

O grupo que contribuiu para a produção do Jornal Seninha possui entre 12 e 16 anos. Os encontros, que atendem até 28 estudantes, ocorrem uma vez por semana. “A linguagem do jornal é muito bom de trabalhar. Temos trabalhos diferenciados dos professores e isso também constará no material. Entre os temas que serão abordados estão as atividades realizadas na sala de aula regular, as atividades da sala de inclusão e também as atividades do Município das quais a Ayrton Senna participa e está envolvida”, cita a professora, lembrando da participação decisiva do estudante Ryan do 8º ano na produção do material, que será impresso ainda este mês.