Oferta de variados tipos de cursos movimenta CEMEAM em Sapiranga

Sapiranga – A temporada 2019 de cursos do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) iniciou em março, com o curso sobre Roçadeira – Operação e manutenção, e vem reunindo dezenas de pessoas no espaço, que aproveitam a oportunidade de aprender, gratuitamente, sobre diversos temas importantes relacionados à agricultura familiar, meio ambiente e sustentabilidade. O último curso realizado, nos dias 16 e 17 de abril, sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas foi ministrado pela bióloga Marília Pozo de Mattos.

Os cursos que ocorrem neste ano no Cemeam são promovidos pela Prefeitura de Sapiranga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana. O próximo curso, sobre Processamento de frutas, com vagas esgotadas, iniciou na quinta-feira, 25, e seguiu na no dias 26, e também seguirá no dia 29 de abril.

O calendário de aulas está programado até outubro. Em maio, o assunto será Fruticultura – tecnologia da poda (ainda há vagas). Artesanato patchwork – unindo retalhos de tecidos, também com vagas esgotadas, será abordado no curso que ocorrerá entre 10 e 13 de junho. Em julho as aulas abordarão Jardinagem. Confecção do vestuário feminino é o assunto do curso de agosto. Em setembro será abordado Operação e manutenção de motosserra.Em outubro ocorrem dois cursos, Apicultura entre 1º e 4, e Tortas e docinhos caseiros nos dias 30 e 31. Inscrições diretamente com o Cemeam (3959-1007).

Parceria com Senar e Sindicato Rural

Os cursos sediados no Cemeam ocorrem através da parceria que existe entre Prefeitura, através da Secretaria de Educação, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais Paranhana Sinos. O Cemeam, vinculado a Secretaria de Educação, é o responsável pela mobilização social, divulgação e organização dos cursos, oferecendo a estrutura necessária para a execução das atividades. O Sindicato dos Produtores Rurais de Taquara é conveniado ao SENAR/RS para trazer aos municípios de sua extensão, cursos de Formação Profissional, Promoção Social, Palestras e, a partir destas articulações entre Prefeitura e Sindicato, o SENAR disponibiliza os instrutores com formação profissional dentro de sua área de atuação.

Reconhecimento

A prefeita, Corinha Molling, e Fabiana Haubert, diretora do Centro avaliaram o sucesso das programações.

“A Administração trabalha em diversas áreas para oferecer diferentes formas de incremento de renda para nossa população. Essas capacitações apresentam temas variados, oportunizando novas aptidões no currículo e ainda o incremento de renda através de atividades extras, o que pode ser um grande diferencial para muitas famílias”, disse Corinha.

 

 

 

 

“Para nós, do CEMEAM, é muito gratificante podermos acompanhar a trajetória dos cursos ofertados em nossa instituição, e ver o quanto a comunidade está cada vez mais em busca de conhecimento e qualificação profissional”, declarou Fabiana Haubert.

 

 

 

 

 

Saiba mais detalhes sobre os próximos cursos

A organização de todo o calendário requer dedicação e comprometimento da equipe. A alta procura pelos cursos alegra os responsáveis que sentem ter o trabalho reconhecido. “Organizar cada curso requer uma demanda muito grande de tempo, dedicação e comprometimento e, hoje, podemos perceber que a comunidade valoriza e respeita o trabalho desenvolvido no Centro Ambiental, uma vez que as inscrições para a maioria dos cursos já estão quase esgotadas e com lista de espera”, declarou a diretora do espaço, Fabiana Haubert. Abaixo, confira uma breve descrição dos próximos três cursos que acontecerão no local.

O curso Processamento de Frutas e Hortaliças, que ocorre nos dias 25, 26 e 29 de abril, terá como instrutor Paulo Moreira Aydos, zootecnista com especialização em industrialização de frutas, verduras e hortaliças. Dentre os assuntos abordados estão Microbiologia e normas de higiene, princípios e métodos de conservação dos alimentos, infra-estrutura necessária para a planta de processamento, sanidade industrial, legislação, conservação, custo e comercialização. Foca ainda no preparo de produtos como frutas em calda compotas, sucos, cristalização de frutas, geleias, doce em massa “schimiers” e polpa de frutas.

De 15 a 17 de maio o Cemeam sedia o curso Fruticultura – Tecnologia da Poda, com o técnico agrícola, Ivo Simonetti. O curso irá orientar sobre época de poda, técnicas de corte, tipos de condução e ferramentas utilizadas na poda de diferentes frutíferas.

Entre 10 e 13 de junho ocorre o curso Artesanato – Patchwork – Unindo Retalhos de Tecidos, com Alice Maria Gonçalves, formada em Licenciatura em Educação do Campo, com Pós-graduação em Filosofia. O conteúdo irá focar na importância econômica da confecção de Patchwork: satisfação pessoal por aprender, criar e produzir. Ainda vocabulário específico relativo à atividade e máquina de costura: reconhecimento (peças), regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina, equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários à atividade. Também será abordado o tema Medidas: reconhecimento e uso da fita métrica e traçado e cópia de moldes para jogo de cama (sobre lençol, lençol com elástico e fronha), peças decorativas (puxa-saco, pano de prato e porta térmica) e peças utilitárias (bolsas, lixeira para carro, estojo de itens pessoais e estojo de itens de higiene). Classificação e características dos tecidos e linhas: cálculo da metragem. Preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido. Alinhavo e costura. Uso adequado do ferro de passar roupas. Cuidados com os tecidos: molhar para encolher, lavar, secar e passar (temperaturas adequadas). Acabamentos: arremates, casas, botões, zíper, limpeza, chuleado (chuleio) e aviamentos. E tamb´´em saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente no trabalho.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Cemeam