Obras no novo pavilhão da Feira do Agricultor de Sapiranga devem ser concluídas no mês de setembro. Inauguração ainda não tem data

Sapiranga – Ainda sem data exata para a inauguração do espaço, as obras seguem no novo pavilhão da Feira do Agricultor. Com previsão de entrega para 09 de setembro, a obra já está em sua fase final, restando a finalização dos acabamentos e instalações elétricas e hidráulicas. Quanto aos equipamentos, está em processo de licitação a compra de 24 bancas de madeira para o espaço de hortifruti e 30 bancadas em inox para as bancas das agroindústrias. Outros oito balcões refrigerados, já foram licitados.

Possuindo um orçamento inicial estimado em R$867.705,89, a obra teve acréscimos e chegou aos R$ 999.764,26, valor quitado através de emenda parlamentar com recursos do Ministério da Agricultura.

O novo pavilhão ocupará cerca de 640 m² e contará com 32 espaços de exposição, sendo oito reservados para alimentos de origem animal e 24 para hortifrutigranjeiros. Local para alimentação, depósitos, estacionamentos separados para visitantes e feirantes, além de adaptação para Pessoas com Deficiência (PCDs), também fazem parte do projeto.

“Todos os esforços foram feitos para esta obra andar dentro do prazo legal. Mas tivemos contratempos no início com a falta de liberação do recurso por parte do Ministério da Agricultura. Agora está normalizado. Será uma obra moderna, o espaço proporcionará aos agricultores muito mais condições para vender seus produtos, dentro das normas exigidas”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla.

Os contratos atuais com os expositores vencem em 9 de outubro deste ano, por conta disso, uma nova licitação para seleção dos vendedores será realizada. Até lá, as famílias atualmente habilitadas deverão voltar ao pavilhão assim que este for inaugurado.

Projeto moderno

Com elementos vazados, cobertura de arcos sobrepostos e venezianas metálicas, o projeto objetiva facilitar a entrada de iluminação e ventilação naturais.

O que já está concluído e o que ainda falta finalizar para a entrega do pavilhão

Ainda não há data para inauguração, pois, mesmo com a previsão de entrega do prédio para 09 de setembro, ainda é necessário a instalação e organização das bancas.

SERVIÇOS CONCLUÍDOS:
Serviços iniciais
Entrada de energia trifásica
Aterro
Fundação
Estrutura metálica
Cobertura
Paredes
Contrapiso
Esquadrias
Cisterna
Licitação da reforma de 8 balcões refrigerados para as bancas das agroindústrias

SERVIÇOS EM EXECUÇÃO:
Piso granitina
Instalações elétricas
Instalações hidráulicas e revestimentos

SERVIÇOS A CONCLUIR:
Louças sanitárias
Reservatórios superiores
Calhas
Divisórias e cubas dos banheiros
Pintura
Grama e pavimentação externa.

Referência de qualidade

“A Feira do Agricultor é referência na cidade quando o assunto é produto colonial de qualidade. Para o agricultor, a feira é um ótimo local de mercado para fomentar a renda familiar. Já para a comunidade, a feira tem um significado especial, representando a cultura do dia a dia dos sapiranguenses. O novo pavilhão da feira dá a oportunidade de duas vezes na semana o agricultor dispor de um espaço amplo e adequado com toda infraestrutura, no Centro da cidade, para comercializar seus produtos”, destaca a prefeita Corinha Molling.

Já o secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo, declara.“O novo prédio da feira municipal do agricultor, é sem dúvida uma grande conquista para nós, não apenas para os agricultores, mas para todos os munícipes, pois estaremos entregando para os feirantes e para os consumidores um prédio amplo, moderno e confortável”, defende o secretário.

Texto e foto: Laura Blos