Obras na nova creche seguem cronograma

Educação | Estrutura é para crianças de 0 a 5 anos

Sapiranga – Anunciadas em abril deste ano, as obras da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Sapiranga estão em andamento, no bairro Centenário. Localizada na Rua Affonso Lauer, a nova escola terá nove salas, entre salas de atividades e de aula. A escola contará também com uma estrutura administrativa adequada, com sanitários e quartos de serviços.

“Estamos na fase de fundação da obra, na etapa bem inicial dos trabalhos. Isso quer dizer que estamos preparando o solo para receber o peso da estrutura da escola”, explica Rafael Roberto Mentz, fiscal da obra. Ele explica que, agora, o terreno foi aterrado e, para assentar o terreno, é preciso de um tempo para o solo “secar”. A parte inicial, de fundação da obra, ainda está sendo concluída, explica Rafael. “Depois que essa etapa estiver finalizada, a obra irá receber a parte da estrutura em si, começaremos a erguer as paredes”comenta Rafael.

“A primeira medição da obra já foi feita”, contextualiza Juliana Cristina Feyh, supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Sapiranga. A obra, que faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), está seguindo o cronograma e, por enquanto, não sofre nenhum atraso – até o momento, os recursos investidos na obra são da contrapartida da Prefeitura Municipal, como lembra Juliana. “Os recursos utilizados por enquanto são da Prefeitura. As medições estão sendo feitas com recursos próprios. Pode ser que atrasos venham a ocorrer, estamos cientes de que esse é o cenário em outros municípios, mas por enquanto estamos em dia. Inclusive, estamos trabalhando de forma próxima ao FNDE, para que não ocorram atrasos nas liberações das verbas”, avalia Juliana.

Prazo de entrega

Conforme Rafael Roberto Mentz, fiscal da obra da EMEI, a empresa tem até agosto do ano que vem para entregar a escola pronta. “Até o momento estamos trabalhando dentro do cronograma, mas enquanto não tivermos o telhado erguido, por exemplo, estamos sujeitos a ação da chuva, que impede que a gente trabalhe”, comenta Rafael. A nova EMEI corresponde ao Tipo 1 do programa Proinfância, que tem capacidade para 376 crianças serem atendidas em dois turnos (matutino e vespertino).