Obras do IFSul de Sapiranga serão concluídas em abril

Sapiranga
O prometido e sonhado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Sapiranga, está dentro do cronograma e abrirá suas portas para os alunos no final de abril. Essa será a conclusão da primeira etapa das obras IFSul, que oferece cursos totalmente gratuitos.
Por enquanto, o novo espaço vai oferecer dois cursos técnicos: Manutenção e Suporte em Informática, para alunos que já possuem o Ensino Médio concluído, e Eletromecânica, que pode ser cursado por alunos que possuem recém a 8ª série concluída. Estes cursos têm a duração de quatro anos e já iniciaram suas aulas em outubro de 2013, sendo ministradas  na Escola Municipal de 1` Grau Décio Gomes Pereira, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, as duas em Sapiranga. “Temos a previsão de que, no decorrer da trajetória haja novos cursos técnicos e até superiores no IFSul”, garantiu o diretor geral, José Luiz Iturriet.
Atualmente, o IFSul está com cerca de mil alunos envolvidos, que ingressaram por vestibular, nota do ENEM, ou apresentação de artigos e currículos. O Instituto de Sapiranga possui um terreno com área de 43,4 mil metros quadrados, e está localizado às margens da RS-239, no km 24.
Pista Lateral da RS-239
Na última quinta-feira (13), a prefeita Corinha Molling e o secretário de Planejamento, Edson Conceição, entregaram à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)  o projeto de conclusão da pista lateral da RS-239, que dará acesso ao IFSul. Agora, a licitação e a obra deve ser realizada pela EGR, para que fique facilitado o acesso ao câmpus do IFSUL.
A pista compreenderá uma extenção de 300 metros,  a partir da Rua São Francisco até a Rua Carlos Gilberto Weis.
Primeira Etapa
Nessa primeira fase do IFSul, o Instituto Federal conta com quatro salas de aula e quatro laboratórios.Também haverá um auditório com capacidade para até 126 pessoas.
Como ideia sustentável, haverá duas caixas d’água, com capacidade para até 5 mil litros cada, que receberão água da chuva para que possa ser reaproveitada. 
As instalações da rede elétrica serão feitas em breve pela AES Sul.
Mobiliários a espera
Segundo Itturriet, o mobiliário e os equipamentos eletrônicos já foram adquiridos e estão guardados na sede da reitoria do IFSul, em Pelotas. O projeto garante que ao longo do tempo, quando houver implantação plena do IFSul, o Instituto Técnico Federal terá capacidade para até 60 profissionais em seu corpo docente e mais 45 técnicos administrativos, fora os profissionais de serviços terceirizados.
Projeto de pavimentação
A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, que já havia assumido o compromisso de concluir o acesso ao IFSul até a data de término dessa primeira fase, continua procurando resolver a questão de um outro acesso ao câmpus. Há um projeto de Pavimentação Asfáltica, que ligará a Avenida Carlos Gilberto Weis com a rua Novo Hamburgo até o Bairro Oeste. A avenida será uma via de acesso que ligará a RS 239 à Rua Novo Hamburgo.
Fique por dentro:
* 2 prédios que totalizam32 salas, entre salas de estudos, laboratórios,  auditório, secretaria, e biblioteca, já estarão concluidos;
* 8 salas, sendo 4 salas de estudo e 4 laboratórios, com uma dimensão que abrange o dobro de tamanho das salas de aula normais de uma escola;
* 60 professores poderão ministrar no IFSul, através de concurso público,  quando houver implantação plena do campus;
* 1200 estudantes poderão ingressar no Instituto, com o decorrer do tempo.