Obras de tratamento de esgoto têm início em Sapiranga

Sapiranga – A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deu início às obras de esgotamento sanitário em Sapiranga, no bairro Sete de Setembro, na tarde dessa segunda-feira (10). Quando a obra para o tratamento de esgoto estiver concluída – daqui a 24 meses, o município terá 38% do seu esgoto tratado. O investimento supera os R$ 50 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A obra que se divide em duas partes, teve a primeira iniciada nesta tarde. As obras ficarão sob responsabilidade da empresa Sintra, Pavimentação, Saneamento e Engenharia. O trabalho inicial partirá da Rua Ursa Maior e consiste na construção das redes coletoras e da estação de bombeamento.

O vice-prefeito, Jairo Renner (PP), representou a prefeita, Corinha Molling, que não pode participar do ato. No mesmo horário, na Câmara de Vereadores, Corinha participava de uma homenagem ao Dia internacional da Mulher. “Temos um déficit grande nesta área e precisamos reagir. Atuaremos como uma parceira da Corsan nesta obra” salientou Jairo Renner. 

As importantes obras da Corsan foram saudadas pelo diretor-presidente, Tarcísio Zimmermann. “Esta é a primeira obra licitada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). As redes de coleta de esgoto terão mais de 27 km e uma estação elevatória, que será responsável por levar o esgoto até a Estação de Tratamento (ETE), no bairro São Luiz”, comenta Zimmermann. 

Para o deputado federal, Renato Molling (PP), que esteve no local disse que o tema esgoto em Sapiranga, recebe atenção desde 2004. “Todos os projetos passam pelo Ministério das Cidades, onde exercemos pressão e influência para que os recursos sejam liberados para Sapiranga e municípios da região”, cita. 

O ex-prefeito, Nelson Spolaor (PT), destacou que o investimento total é de R$ 17 milhões, e é a demonstração que o seu governo deixou o município com bons projetos encaminhados. “Deixamos obras contratualizadas. Este trabalho inicia graças ao empenho aplicado pelo nosso governo”, revela.