Obras de aterro e asfalto na Ponte da Av. dos Municípios separam finalização

Campo Bom – Com conclusão prometida e adiada em diversas oportunidades, ao longo de três décadas, a finalização da Avenida dos Municípios parece ser algo quase inalcançável. Moradores de Campo Bom e cidades vizinhas demonstram descrença com a entrega da estrutura sobre o Arroio Pampa. O sentimento da comunidade e de motoristas que trafegavam pelas imediações e hoje precisam desviar pela Rua Bruno Werner Storck, na Vila Getúlio Vargas, em Novo Hamburgo, é de desapontamento.

“Está tirando fotos para ver se terminam a obra. Não te ilude”, gritou um motorista ao observar a reportagem do Jornal Repercussão no local. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), procurado pelo Jornal Repercussão, garantiu por meio da assessoria de imprensa que, atualmente, a estrutura da obra está em fase de acabamento com execução dos aterros de aproximação (cabeceiras) e obras do entorno da estrutura. A última etapa seria a realização do pavimento. O Daer ressalta que a obra está entre as prioridades do plano de investimentos anunciado pelo Governo do Estado em junho. Questionado pelo Repercussão, quanto ao prazo, o Daer afirma que a previsão de conclusão é de quatro meses, dependendo de vários fatores, inclusive, condições climáticas.

Prefeito Orsi reforça que obra é anseio antigo da comunidade campo-bonense

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, entende que a ponte da Avenida dos Municípios é um antigo anseio da comunidade e deve ter um impacto significativo na cidade. “Esperamos que a obra não sofra mais interrupções e que essa novela, que já se arrasta por décadas, finalmente chegue ao fim. Essa será uma via que deve aumentar consideravelmente o fluxo de veículos que passam pela cidade mas, ao mesmo tempo, poderá trazer benefícios em relação ao turismo, dando ainda aos moradores uma via mais rápida para acessar outras cidades da região”, destaca.

Vale lembrar que, em 1994, foram concluídos os primeiros nove quilômetros iniciais da via. A extensão de pista compreende da RS-239 em direção ao limite entre as cidades de Campo Bom e Novo Hamburgo. A partir de então, o trecho restante de asfalto somente foi concretizado em dezembro de 2011, depois de diversos processos judiciais.

Sobre a ponte

A ponte terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura. O recurso, de R$1,48 milhão, é do Tesouro do Estado.

A construção da ponte da Avenida dos Municípios já atravessou dez diferentes governos estaduais. A autorização da mesma aconteceu em 1989 pelo governador Pedro Simon.

A Avenida havia sido projetada para interligar as cidades de Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Texto e foto: Fabio Radke