Obras da Corsan avançam e, com elas, as reclamações

As obras de esgotamento sanitário que estão sendo realizadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e pela empresa Sintra, no bairro Sete de Setembro, têm causado incômodo para os moradores. 
Apesar de quando concluídas ajudarem o município a chegar ao índice de 38% do seu esgoto tratado, as obras nas ruas do bairro estão longe de serem finalizadas (obra deve demorar mais 18 meses).
Em reunião realizada na segunda-feira (15), que reuniu moradores, representantes da Prefeitura, da Corsan e da Sintra, algumas soluções foram apontadas para diminuírem os transtornos causados para a população. Os moradores apresentaram uma lista de problemas existentes devido às obras, na qual constava: caminhões carregados demais, máquinas provocando vibrações nas casas e objetos, meios-fios quebrados pelos caminhões e até alagamentos.
Segundo o secretário do Planejamento de Sapiranga, Edison Conceição, o problema é que para fechar os buracos demora mais do que para abrir. Conceição pediu para Corsan e Sintra que os buracos sejam fechados o mais rápido possível.
Solução dos problemas
Para minimizar o caos que os moradores relatam estar vivendo, os engenheiros da Sintra disponibilizaram seus telefones para atender às demandas e acabar com os problemas. A prefeitura fará a limpeza de uma vala e o conserto de duas bocas-de-lobo e de rede de esgoto.
Grande obra na cidade
Há mais de 40 profissionais envolvidos na obra, onde estão sendo feitas mais de 6.692 ligações junto às residências dos bairros Sete de Setembro e parte do Amaral Ribeiro. A execução está dentro do cronograma. Mais de um quilômetro está sendo realizado a cada mês nas vias dos bairros.
Entenda a obra
*A obra iniciou em março deste ano e será concluída até março de 2016. O investimento supera R$ 50 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
*Sete quilômetros de canos de tubulação já foram assentados, mas somando os canos de redes e ramais já colocados, chega-se à 11 quilômetros de obra executada.
*Nenhuma rua está completamente pronta, já que nas ruas onde os canos estão assentados ainda faltam os trabalhos da estação de esgoto, que será licitado nas próximas semanas.
*As redes de coleta de esgoto terão mais de 27 km e uma estação elevatória, que será responsável por levar o esgoto até a Estação de Tratamento (ETE), no bairro São Luiz.