Obras aceleradas para deixar o Sinos mais vivo

Etapas | Obra de rede coletora de esgoto em Sapiranga está quase concluída. Em Campo Bom, Corsan iniciou etapa esta semana

Região – Três ações distintas estão providenciando melhorias no saneamento da região. Em Sapiranga, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São Luiz está em reconstrução, após sofrer com atos de vandalismo. Os trabalhos de recuperação, que foram iniciados no ano passado pela Prefeitura de Sapiranga, agora estão em fase de conclusão. Passada a fase de recuperação, a próxima etapa é a entrega da obra à Corsan, que fará os ajustes finais para iniciar a operação de tratamento do esgoto na cidade.

Antes da entrega para a Corsan, será feita a instalação da rede elétrica definitiva (ou seja, rede de alta tensão com transformador próprio). Também será instalado um gradil e concetina sobre ele, conforme aprovação do Conselho do Fundo de Gestão Compartilhada. Quando estiver em operação, a segurança será responsabilidade da Corsan.

A própria Corsan também está com obras em andamento no município, para concluir a instalação de rede coletora na cidade. Segundo Poiame da Fontoura, engenheiro civil responsável pela obra, 98% dos serviços estão concluídos.

Construção da EBE

– As redes coletoras já estão praticamente prontas em Sapiranga – 27 mil dos 27,6 mil metros já foram implantados, faltando apenas a finalização de um trecho que fica na área da EGR. A Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE), que também está em construção, deve ficar pronta em até 60 dias, conta o engenheiro civil. “Já estamos fazendo testes na Estação, cujas obras estão sendo executadas com um método diferente, onde fazemos as paredes primeiro, depois escavamos e tiramos toda a terra”, explica Fontoura.

- Em Campo Bom, segundo o secretário de Meio Ambiente João Flávio Rosa, a abertura das ruas, para o início das obras da Corsan, estão ocorrendo nesta semana. Serão três ruas iniciais, no bairro 25 de Julho.