Obra em túmulo histórico avança em Sapiranga

Patrimônio | Túmulo de quatro colonos que lutaram na Batalha dos Mucker deve ser restaurado até setembro

Sapiranga – O último dia 2 de agosto teve um significado histórico para o município de Sapiranga: foi o “aniversário” de 142 anos da última batalha entre tropas do Exército e os Mucker, em 1874. O episódio, que ficou estabelecido na História da cidade como a Revolta dos Mucker, está presente no município até hoje, em vários espaços históricos que são pontos turísticos da cidade. Um deles, localizado no cemitério do bairro Amaral Ribeiro, recebe uma atenção especial da Prefeitura.

No local, está o túmulo de quatro colonos que lutaram na batalha contra os Mucker no século 19. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, junto à equipe da empresa Arandt Arquitetura e Consultoria Ltda, está restaurando e recuperando o túmulo. O espaço histórico estava interditado desde o ano passado, após parte da sepultura ceder. Até o momento, já foram realizados o levantamento cadastral fotográfico do bem, o diagnóstico do seu estado físico, a limpeza manual da área (com a remoção de materiais), execução da fundação com microestacas e base em concreto armado e impermeabilização.

A obra precisou ficar parada por três semanas, para que a “cura” (ou seja, secagem completa) do concreto ocorresse. A próxima etapa, que deve iniciar em breve, é a montagem da estrutura da lápide, com o uso de guincho, no local. Essa fase também contempla limpeza mecânica e química e consolidação das peças. A obra de restauração, que é realizada através de recursos da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, deve ficar pronta em setembro – dependendo das condições climáticas das próximas semanas.

Planos para o futuro

Embora no momento não esteja previsto o início de obras de restauração de outros pontos turísticos relacionados à história dos Mucker, há a projeção dentro do plano de governo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de se elaborar planejamento para valorização da rota turística Caminhos de Jacobina, criada em 2001 para destacar o episódio da Batalha dos Mucker. Os planos incluem a instalação de uma escadaria de acesso com acessibilidade junto à Cruz de Jacobina e atualização da sinalização turística da cidade.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664