Obra em andamento exige atenção na rua Dois de Dezembro, em Nova Hartz

Calçadas fazem parte da nova e importante obra de Nova Hartz Foto: Melissa Costa

Nova Hartz – Aguardada há mais de três décadas, a comunidade já pode observar a obra da rua Dois de Dezembro seguindo para suas últimas etapas.
A obra iniciou ainda em 2018, quando a Prefeitura de Nova Hartz conseguiu asfaltar a primeira etapa dela – da Brigada Militar até a ponte do Arroio da Bica, no bairro Liberdade. Neste mesmo ano, o Executivo recebeu a aprovação da Câmara de Vereadores para asfaltar o segundo e mais longo trecho, que vai justamente até a ponte junto ao Arroio Ferrabraz, na divisa com Araricá.
A ligação asfáltica se tornou possível através da captação de recursos junto ao governo federal via Programa Avançar Cidades. O recurso, além da Dois de Dezembro, permite o asfaltamento das ruas Henrique Hoffmann e trecho da Guilherme Albino Müller. Para a Dois de Dezembro, foram empenhados R$ 11.410.007,59. A previsão era de conclusão no primeiro trimestre, mas ocorrerá um atraso. O secretário de Planejamento Urbano e Captação de Nova Hartz, William Rodrigues da Silva, explica que a empresa responsável está solicitando aditivo de valores, em razão do aumento nos preços dos materiais utilizados na obra. No entanto, o assunto está em tratativas entre o Executivo e o Tribunal de Contas do Estado.

TORNAR VIÁVEL A CONCLUSÃO

O secretário William explica que a obra permite o acesso direto de Nova Hartz com a RS-239. “Vai deixar nossa cidade com acesso muito mais fácil, pela logística do que se produz aqui, como pelos insumos utilizados na produção e fabricação de diversos itens no município”. Sobre o entrave do aditivo para a conclusão, William reforça que a Administração não está medindo esforços para resolver a situação da melhor maneira possível. “Estamos trocando informações entre Tribunal de Contas e nossa equipe técnica para tornar viável e o mais rápido possível a conclusão da tão sonhada Dois de Dezembro”, explica o secretário.
Atualmente, a única ligação asfáltica de Nova Hartz é pelo bairro Campo Vicente e RS-464.

TRÂNSITO PERIGOSO

Assim como costuma ocorrer em ruas que recebem asfalto, os motoristas acabam abusando do excesso de velocidade. Para tanto, a prefeitura já está estudando a viabilização da instalação de pelo menos seis quebra-molas. “Estamos acompanhamento ao longo da execução da obra, a imprudência e vamos viabilizar os redutores para tentar evitar acidentes”.