Obra de tratamento de esgoto está em fase final

Sapiranga – Quem passa pela lateral da RS-239 pode perceber que desde dezembro há alguns canos na lateral da pista e, no mês de dezembro haviam máquinas trabalhando no local. Isso se deve a implementação de rede transversal de esgoto sanitário.

Ao todo, já foram colocados 26 quilômetros de tubos para a rede coletora da Bacia SA 05. Nesta etapa, que já está 99% concluída, foi colocado tubulação do km 28 ao 30, na lateral da rodovia.

Para a conclusão desta etapa é necessária a execução da travessia do recalque para o outro lado da RS-239, o que aguarda mudanças no projeto. Essa travessia irá interligar a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) 05, em construção pela Corsan, com Estação Elevatória (EE) 01, em reforma pela Prefeitura de Sapiranga.

Essas obras contemplam a “Elaboração do projeto Executivo e Execução da Rede Coletora e Estação de Bombeamento da Bacia SA 05 na localidade de Sapiranga”, que iniciou em 2014 e tem previsão de término em março deste ano.

Estação de tratamento está em fase de testes

Além da colocação dos canos, está sendo executada a elevatória de esgoto SA05. Ela bombeará todo o esgoto da bacia até a elevatória EE01, que está sendo construída pela Prefeitura, para depois ir para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

A Corsan informou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Casa de Apoio, no bairro Fazenda Leão, já estão concluídas, mas estão em fase de testes. Conforme a Companhia, é necessário que a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) 05, da Corsan, e a Estação Elevatória (EE) 01, da Prefeitura, estejam prontas e em funcionamento, para que a ETE possa operar normalmente.

Obras para tratar o Rio dos Sinos

Em andamento desde 2014, as obras contemplam investimentos realizados pela Corsan, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para despoluir o Rio dos Sinos. A previsão inicial da obra era que até a sua conclusão, 38% do esgoto de Sapiranga fosse tratado antes de chegar ao Rio dos Sinos. As intervenções realizadas pela Corsan também contemplava o município de Campo Bom.