Obra de praça que se arrastava há quatro anos vai ser concluída em Nova Hartz

Nova Hartz – Honrar com prazos estabelecidos por contrato, definitivamente, não é uma tarefa fácil para construtoras no Brasil. Ora por questões climáticas, ora por falta de responsabilidade. E, justamente, a falta de comprometimento deixou a Prefeitura com um problema, que agora, está perto de ser resolvido. Desde junho de 2015, a construção da Praça Gilberto Konrath, no bairro Campo Vicente, se arrasta. Inicialmente, a Gastal Construtora e Incorporadora, foi a vencedora da licitação. Sem conseguir concluir a obra, em dezembro de 2018, a Prefeitura efetuou a rescisão contratual com a Gastal, e uma nova empresa assumiu a conclusão da obra.

A secretaria de Planejamento Urbano e Captação de Recursos detalhou os entraves do projeto. “A obra passou por duas etapas, a primeira teve seu contrato rescindido por inexecução por parte da empresa. Assim, ocorreu uma nova concorrência com o objetivo de concluir o contrato o qual não foi necessário o município fazer nenhum novo investimento além da contra partida prevista inicialmente”, explica o secretário William Rodrigues da Silva.

No momento, a empresa vencedora do segundo processo licitatório desenvolve as instalações elétricas e pintura da obra. “Como retrabalho tivemos a drenagem da cancha de areia que não estava prevista no contrato inicial e a recuperação de trecho da pavimentação”, pondera.

A praça do bairro Campo Vicente contará com um chimarródromo com disponibilidade de água quente no local. Em paralelo, haverá ainda uma quadra de vôlei de areia, cercada com alambrado e com arquibancada. Será também realizada a renovação da iluminação da praça, e ainda as pavimentações e academia de ginástica que já estão concluídos no local.

No local serão investidos R$221.874,37 através de uma emenda do deputado federal, Henrique Fontana (PT). Pela defasagem dos valores da obra, o município investiu mais R$ 20.000,00 para a sua conclusão.

Secretário valoriza iniciativa

O secretário William ressalta a retomada das obras, reconhecendo que já deveria ter sido finalizada. “Sem dúvidas esta obra é um anseio da população de Campo Vicente, que há muito tempo já deveria estar concluída. Por falta de comprometimento da empresa vencedora do processo licitatório esta obra até hoje não foi concluída, mas estamos focados em finalizar e realizar a entrega para a comunidade. Lugar de lazer e atividade física é uma questão necessária a todos, e nós, como representantes do executivo municipal, precisamos buscar alternativas”, enfatiza.

Foto: Keila Massaia