Obra de ampliação da USE Sapiranga trará praticidade aos atendimentos

Obra é realizada sem paralisação dos atendimentos/ Foto: Cláudia Silva

Sapiranga –  A reformulação da Unidade de Saúde Especializada – USE de Sapiranga, está se encaminhando para a fase de conclusão. A previsão inicial de conclusão era fevereiro, mas devido ao local continuar em atendimentos durante a obra, alguns procedimentos devem atrasar, mas em março, a parte estrutural deve ser concluída. O investimento é de R$ 228.256,72, através de recurso livre destinado pela Câmara de Vereadores.

 

Com esta reforma, o espaço contará com nove consultórios, uma recepção geral remodelada, com capacidade para 78 pessoas e mais três espaços para cadeira de rodas, dois banheiros PNE, além da sala de espera e recepção próprias para o setor de fisioterapia, que deve ficar no acesso lateral do prédio. O objetivo é também proporcionar mais espaço e qualidade no pré-atendimento ao paciente que aguarda pela consulta da especialidade, ou seja, propiciar um atendimento mais ágil e humanizado.
“As pessoas estão ali precisando de um atendimento para a saúde, então elas precisam ter um espaço adequado. Até pouco tempo, era cadeira de rodas sem conseguir passar ali no meio. A partir da remodelação, o pessoal de fisioterapia vai chegar no local adequado, conseguirá um acesso facilitado. As pessoas que vão nas consultas de especialidade vão ter um ambiente onde podem ficar aguardando a consulta com qualidade e estrutura”, destaca a prefeita Carina Nath.
Com as melhorias, a expectativa é que os atendimentos aumentem em 20%. Atualmente, 34 profissionais da área da saúde atuam na USE e são cerca de 120 atendimentos diários.

Espaço adequado para fisioterapia
Grande parte dos atendimentos na unidade são direcionados para a área de fisioterapia que hoje conta com seis fisioterapeutas. A equipe utiliza equipamentos específicos como bicicletas ergométricas profissionais, jump, entre outros itens que ajudam nos exercícios e técnicas terapêuticas.
Também há a disponibilidade de carro adaptado para transporte de pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção permanente e/ou temporária.
A ampliação vai proporcionar um espaço mais adequado e amplo para tratamento e também um acesso lateral especial para os pacientes dessa especialidade.