Obra da Escadaria do Estadual deve ser entregue até o final de setembro pela Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – A “Escadaria do Estadual”, que liga as ruas Vieira de Castro e Padre Antônio Vieira, é ponto conhecido e muito utilizado pelos sapiranguenses, principalmente, pelos alunos do Instituto Estadual de Ensino Sapiranga. Porém, nos últimos anos, a escadaria passou a apresentar problemas e teve que ser interditada diversas vezes para garantir a segurança dos pedestres.

Reparos já haviam sido feitos, mas de forma paliativa, o que acabava não sendo suficiente e os transtornos voltavam. Com o objetivo de realizar o conserto definitivo da escadaria, a Prefeitura vinha desde o começo do ano realizando estudos e licitação para a obra, que já está em andamento e deve ficar pronta até o final deste mês de setembro.

Segundo nota da Prefeitura, estão sendo investidos R$53.939,95 de recursos próprios do Executivo para a realização da reforma. A obra está realizando a recuperação de dois patamares e um lance de escada, além da recuperação de parte da rede pluvial que passa por baixo da escadaria.

Obra não é particular, como corriam boatos

Há alguns dias, boatos nas redes sociais davam conta que a obra estaria sendo feita por um morador da região. A Prefeitura nega. “A informação postada nas redes sociais, de que a reforma estava sendo custeada pelo proprietário de uma obra residencial próxima a escola, não procede. Os recursos utilizados são do Município, mais especificamente do orçamento de recursos livres. Esses boatos não condizem com a verdade e possuem caráter negativo, pois muitas pessoas acabam acreditando nas falsas postagens”, defende em nota.

A prefeita Corinha Molling também comentou o caso. ”Lamentamos muito esse fato e a equipe da prefeitura está a disposição para esclarecer as dúvidas relacionadas a essa e outras obras em andamento, uma vez que a transparência é um dos diferenciais de nossa gestão”, disse a prefeita.

Já o secretário Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla, explicou. “Assim que foi concluído o diagnóstico do problema que existia na escadaria, iniciamos a elaboração do projeto, depois o processo licitatório e por fim a execução. Esse processo, no setor público não é rápido e necessita que sejam respeitados todos os trâmites legais”, disse Regla.

Escadaria funcional e histórica

“A escadaria tem importante função na mobilidade dos alunos da Escola e também tem valor histórico para o Município, por isso está recebendo todo o esforço da Administração em solucionar o problema”, declara a prefeita Corinha Molling.

Maurício Regla, afirma. “Vamos devolver toda a funcionalidade que a escada sempre ofereceu. Em breve teremos ela desbloqueada e de volta ao uso da comunidade”.

Texto: Laura Blos

Fotografia: Leonardo Oberherr