Obra aborda religião e história dos Mucker

Região – Os acontecimentos têm mais de 140 anos, mas a história do movimento dos Mucker continua sendo lembrada, principalmente para os moradores de Sapiranga, que são ensinados desde cedo sobre os fatos ocorridos no Morro Ferrabraz. A história de Jacobina e a busca por esclarecimentos sobre os fatos gerou mais uma obra: o recentemente lançado “A Religião de Jacobina”, livro escrito por Martin N. Dreher, graduado em Teologia (Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo) e doutor em História da Igreja (pela Universidade Ludwig e Maximilian de Munique, na Alemanha). O livro foi lançado em março, no município de São Leopoldo, através da editora Oikos, e ele, Dreher afirma, dá vez e voz aos vencidos.

Com interesse na história da Igreja – sua tese de doutorado foi “Igreja e Germanidade, Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil” -, as pesquisas e publicações do autor seguem a temática. Desta vez, ele investiga a história da religião praticada por Jacobina e pelos seus seguidores, trazendo até documentos dos julgamentos dos Mucker.

Trajetória dos Mentz

“Em meu livro “A Religião de Jacobina”, acompanhei a trajetória da família Mentz desde Tambach, na Turíngia, até o Brasil. Fiz o mesmo em relação a outras famílias”, explica Martin Dreher. “No caso dos Mucker, o Estado fez uso da violência e, depois, lavou as mãos. No processo, nenhum Mucker foi condenado. Mas, havia se preservado a unidade do Estado”, considera.

Crédito da foto: Reprodução

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664