O sucesso dos games e a aposta das empresas para agradar os clientes

Região – Responsável por movimentar uma fortuna de US$ 1,3 bilhões no Brasil em 2017, o mercado de games brasileiro é o principal da América Latina, e o 13º no ranking mundial, de acordo com a Global Games Market Report 2017, em estudo realizado pela Newzoo.

Os jogos virtuais são um hobby para o público de qualquer idade, mas principalmente para os jovens.

Os gêneros são os mais diversos, desde aventura, cheios de ação, como The Last Of US, em um futuro apocalíptico com zumbis e criaturas mortais, até jogos de FPS (Tiros em primeira pessoa), como Call of Duty, com guerras históricas ou futuristas, entre outros.

Com o passar do tempo, o público gamer cresceu, chegando a marca de 66 milhões no país. Para agradar esta massa cada dia mais exigente, as empresas focaram em produzir jogos mais completos em qualidade gráfica, estória, música e jogabilidade, causando um aumento em seus preços. Um jogo no lançamento, custa em média R$249,00, mas passados alguns meses, este preço diminui. E se aguardar mais ainda, talvez seja possível conseguir de graça, o que seria muito bom e com certeza atrairia muitos clientes. Foi pensando nisso que a Playstation, empresa de videogames e jogos da Sony criou a PS PLUS, mais tarde seguida pela sua principal concorrente, a XBOX, da Microsoft.

 

 

 

 

 

 

 

Ps Plus, Xbox Live Gold e as novidades de setembro
Com o intuito de atrair mais clientes, a Playstation, criou a Playstation Plus (PS Plus), sistema de assinatura periódico em que o usuário paga para poder jogar online no Playstation 4, o que era gratuito no console da velha geração, o Playstation 3. Mas não é só isto, para que o usuário não se sentisse prejudicado com as assinaturas de 1, 3, ou 12 meses, a empresa passou a disponibilizar, em todos os meses, jogos gratuitos e descontos especiais em outros, o que seria feito mais tarde pela Microsoft, com a Xbox Live Gold. Os títulos são aleatórios e escolhidos pelas empresas, variando em cada país, mas o que se repete em todos é que os jogos têm um período para ficarem disponíveis, sendo depois substituídos por novos, além de serem para múltiplas plataformas, fazendo com que sejam disponibilizados todos os meses cerca de 6 jogos. Este período é compreendido entre a primeira terça-feira de um mês até a primeira segunda-feira do mês seguinte. Baixando os jogos na nuvem do videogame, eles serão seus pelo período em que for assinante. A Xbox Live Gold é semelhante, mas com a diferença que oferece canais de TV gratuitos e uma tecnologia chamada retrocompatibilidade, que permite jogar games do Xbox 360 no atual Xbox One.

Os jogos disponíveis para o mês de setembro de 2018 da PS PLUS serão, Velocity 2X (PS4, PS Vita), Sportsfriends (PS4, PS3), PlayStation All Stars Battle Royale (PS3, PS Vita), Hoard (PS3), Joe Danger (PS Vita), TxK (PS Vita) e ficam disponíveis de 4 de setembro até 1 de outubro. Já para a Xbox Live Gold são Prison Architect e Livelock (Xbox One), LEGO Star Wars III: The Clone Wars e Sega Vintage Collection: Monster World (Retrocompatibilidade), com datas variando entre os dias 1º de setembro e 15 de outubro.

Texto: Taylor Abreu
Fotos: IGN Brasil