O que escolher: suco de frutas ou fruta in natura?

Por Tanara Stumpf Trenz, Nutricionista Funcional

Qual a diferença se consumirmos a fruta in natura ou a transformarmos em suco? Quais os benefícios de comer a fruta in natura? E de beber os famosos sucos coloridos?

Todos nós temos o conhecimento de que frutas são saudáveis e devem ser incluídas na nossa alimentação diariamente, mas o que faz delas alimentos saudáveis poucos sabem. Elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais, que são micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e devem estar presentes na nossa dieta para termos uma saúde de ótima qualidade.

A diferença entre o consumo das frutas in natura e sucos está na mastigação, que acaba favorecendo a saciedade. Por exemplo, uma porção de abacaxi, maçã ou melão, devido ao volume que a fruta in natura gera no estômago relacionado ao alto teor de fibras, proporciona saciedade por mais tempo do que um suco feito com essa mistura de frutas, pois no caso do suco, ocorre perda de fibras quando a fruta é batida com água. E isso acaba sendo um ponto crucial para quem quer controlar o peso, além de que a frutose (açúcar natural das frutas) faz com que o suco tenha maior índice glicêmico em relação à fruta in natura; desse modo, a energia gerada pela bebida é liberada mais rapidamente para a corrente sanguínea, o que gera menor saciedade.

Uma solução para otimizar a concentração de fibras e promover adequada liberação de frutose, é acrescentar sementes de linhaça e chia ou folhas de couve, hortelã e capim limão nos sucos.

Portanto, não é preciso deixar de consumir sucos e comer só as frutas, desde que se use esses “truques” para garantir seu valor nutricional e encaixá-los adequadamente na rotina alimentar. Os sucos naturais, com certeza, são opções muito melhores do que sucos industrializados e bebidas gaseificadas, como os refrigerantes que são ricos em conservantes e açúcares e só trazem malefícios para nossa saúde.