O que é Optometria e quais os benefícios para a saúde

Sistema Visual | Tecnóloga consegue avaliar alterações visuais nos pacientes

Por Miriam Smaniotto Blume

O termo optometria é derivado do Grego, OPTO=Visão e METRIA=Medida, sendo a definição literal de Optometria como Medida da Visão.
Optometria é a ciência que estuda o sistema visual, habilitando profissionais independentes na área da saúde, sanitários, não médicos, que atuam na prevenção de problemas oculares e sistêmicos; sendo ainda um especialista na determinação de defeitos refrativos e disfunções visuais, especificando as ações e medidas corretoras adequadas sem a utilização de drogas ou intervenções cirúrgicas. (Fonte: WCO – World Coincil Optometry).

O Optometrista é um profissional independente na área da saúde, com formação superior, que está qualificado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em identificar e corrigir alterações visuais de origem não patológicas; melhorando o desempenho visual e, consequentemente, o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.

Não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva ao corpo humano. Todos os equipamentos utilizados são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido da visão. Também é preparado para identificar alteração visual de ordem patológica ocular ou sistêmica, encaminhando, nestes casos, o indivíduo a um profissional da área médica, realizando assim seu trabalho de prevenção.

Realiza “Avaliação Visual”, proporcionando a melhoria da visão através da indicação de Dioptrias (grau para óculos).

A Optometria como profissão já existe no mundo há mais de cem anos. Atualmente, a Optometria é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro, sendo que está presente em mais de 130 países.