O ajuste de Quiropraxia: muito além do realinhamento da coluna

Por Débora Teixeira, quiropraxista

O profissional bacharelado em Quiropraxia tem como ferramenta fundamental suas próprias mãos, e é através delas que ele realiza o procedimento mais conhecido da sua profissão: o ajuste vertebral, o famoso “estalo” conhecido pelos pacientes. Mas o que acontece no nosso corpo após o ajuste?
Alívio de dor: muitos pacientes relatam uma diminuição de suas dores logo após a consulta, como nas dores lombares, cervicais, dorsais ou dores sentidas após o exercício físico. Estudos comprovam que o ajuste desencadeia um mecanismo de inibição sistêmica da dor e o paciente tem seu limiar de dor aumentado, ou seja, aumenta sua “resistência” à dor.
Aumento da mobilidade articular: o sedentarismo, maus hábitos posturais, fatores genéticos entre outras causas, podem resultar em uma rigidez articular, ou restrição de movimento. Quem nunca sentiu a região do pescoço ou a lombar travada? Um dos efeitos a curto prazo do ajuste é o aumento da mobilidade articular e remoção das adesões presentes nas articulações, gerando uma maior amplitude de movimento.
Relaxamento muscular: segundo estudo publicado na revista Joint Bone Spine, o ajuste quiroprático afasta muito rapidamente as pequenas articulações entre as vértebras, diminuindo a pressão nos discos intervertebrais e causando um forte alongamento nos músculos da coluna vertebral e, consequentemente, uma sensação de relaxamento muscular.
 
Coluna alinhada e livre de interferências
Vale lembrar que ausência de dor não significa uma coluna vertebral livre de subluxações, por isso a prevenção é tão importante. Uma coluna alinhada e livre de interferências nervosas permite uma maior qualidade de vida e auxilia na restauração e preservação da saúde, que é a essência da Quiropraxia.
E você, já foi ajustado hoje?
Procure um quiropraxista graduado e comprove os efeitos de um tratamento especializado e eficiente.