Nutricionistas dão dicas para se alimentar bem durante a quarentena

Região – Em meio a pandemia de Covid-19, em que precisamos nos manter saudáveis e ativos, passar o dia em casa sem poder sair, acaba afetando nossa alimentação, seja indo a toda hora buscar lanchinhos, seja nos alimentando com comidas “semiprontas”, que se conservam por mais tempo.

A nutricionista sapiranguense Ana Paula Fleck Schmidt, especialista em nutrição clínica e esportiva, explica: “Pessoas mais ansiosas acabam descontando na alimentação. Com a questão de ficar em casa, as pessoas acabam comprando quantidades enormes de alimentos, o que facilita para estarem toda hora beliscando algo diferente”, analisa.

Carolina Bertolucci, nutricionista da atenção básica de Três Coroas, acrescenta: “É muito importante que neste período a gente se alimente de forma adequada, ter hábitos saudáveis vai fazer com que nossa imunidade fique melhor”. Contudo, Ana Paula ressalta: “Não adianta querer fazer receitas milagrosas”, e Carolina pontua: “comer comida de verdade, arroz e feijão, proteínas vegetais, carnes, ovos, consumo de legumes e verduras, frutas cítricas, em suco ou natura, e hidratar-se, é importante que a gente consuma dois litros de água por dia”.

Ana Paula também dá algumas dicas para se manter bem neste período de quarentena.

1 – Faça cardápios para os dias, estabeleça o que fará a cada dia, facilita na hora da compra e no preparo.

2 – Tenha sempre uma garrafa de água contigo.

3 – Estipule horários para tudo: estudo, afazeres da casa, descanso, leitura, prática de exercícios, organização da casa, atividades com os filhos, para dormir, também é muito importante, testar receitas novas, organizar algo na casa que já queria a mais tempo,…

4 – Quando bater sentimentos ruins, olhe para rua, admire a natureza, olhe fotos antigas, isso trará memórias boas e desviará os sentimentos de ansiedade, além de passar o tempo.

E lembrando, fique em casa. Você pode se contaminar e passar bem pelo Covid-19, mas talvez as pessoas próximas de você não. Proteja a si e sua família.