Números do Caged em 2021 revelam a geração de quase 10 mil vagas de emprego na região

Indústria sinaliza retomada/ Foto: Cássios Schaab

Região – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, é um índice do Ministério do Trabalho abastecido por informações que os próprios municípios fornecem a respeito do andamento das vagas de emprego nas cidades. Conforme os dados informados, somando os meses de janeiro a setembro de 2021, todas as cidades da região de abrangência do Grupo Repercussão estão com saldo positivo.

 

Os números são reflexo da retomada das atividades em todos os setores- indústria, comércio e serviços- e também das políticas adotadas pelos municípios para o fomento de emprego e renda, o que se revela nos números de maior expressão como Sapiranga e Campo Bom.
Outro destaque vai para Igrejinha que está com saldo superior a 800 vagas e prevê mais crescimento até o final do ano. “É um número que nós temos que enaltecer sim, e que existe graças a todo um envolvimento das empresas que estão procurando alternativas pra seguirem crescendo, mesmo nesse momento de dificuldade e também as ações que a Administração vem tomando ao longo do ano de fazer vários cursos de formação em várias áreas, para poder possibilita, justamente, a oportunidade em vários setores de contratação imediata, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Joel Wilhelm.

Medidas para manter o crescimento

Os saldos positivos são reflexo das medidas tomadas para conter a crise e também já pensando no futuro. Em Parobé, que registrou a criação de mais 1.500 vagas em 12 meses, já está vigente um programa de capacitação profissional. “Sabemos que temos que seguir melhorando, existe sim uma demanda de mão de obra qualificada no município e a gente tem trabalhado no sentido de proporcionar isso através dos cursos gratuitos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago de Vargas.
Em Sapiranga, o destaque vai para a indústria, o que reflete nos outros setores. O secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos, destaca a integração dos setores, “Destes empregos, 1641 na indústria, 326 no comércio e 240 nos serviços e 8 na construção civil, então a gente percebe que realmente a nossa indústria voltou, e voltou com tudo e isso nos deixa muito contentes, porque na sequência todo o comércio vai começar a girar muito melhor do que vinha”, e completa, “temos que ajudar a manter esse crescimento para os próximos meses e fechar o ano, quem sabe, com um número próximo a 3 mil ou 2.500 empregos formais”.

 

Secretários comemoram índices

José Della Santos, secretário em Sapiranga:  “Estamos trabalhando com várias frentes para poder cada vez mais fomentar a geração de emprego e renda e incentivar novas empresas”.

Joel Wilhelm, secretário em Igrejinha: “Todos os setores são muito importantes e nós temos a responsabilidade de estar auxiliando todos para que a gente possa virar o ano com números ainda mais positivos”.

Tiago de Vargas, secretário em Parobé: “Os números nos deixam muitos felizes, mas o objetivo é seguir trabalhando para que a gente possa continuar colhendo esses frutos sempre”.