Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando retoma as atividades em Sapiranga

Sapiranga – O Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando (NAEE) retomou, parcialmente, na última segunda-feira, 4 de maio, os atendimentos clínicos, seguindo todas as medidas de proteção ao contágio pelo coronavírus (Covid-19). Assim como empresas e demais serviços públicos, a equipe do NAEE precisou se reinventar e se adaptar ao atual momento de pandemia. Todas as famílias dos alunos que estavam em atendimento no Núcleo foram contatadas via telefone e avisadas do retorno às atividades.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a maioria dos pais e responsáveis, entretanto, optou por não levar o filho para atendimento, já que alguns possuem saúde frágil e pertencem ao grupo de risco. Assim como há alunos, principalmente aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, que ainda não estão adaptados ao uso das máscaras. Para os pais e responsáveis que optaram por não levar os alunos para atendimento, o Núcleo está propondo que estes pais ou responsáveis  sejam atendidos no lugar da criança, para que recebam orientações e sugestões de atividades, organização de rotina, ainda servir como um momento de escuta, pois alguns dos casos atendidos são delicados e necessitam de toda essa rede de apoio.

O atendimento no NAEE está ocorrendo diariamente, das 7 às 18 horas, com escala de profissionais para evitar aglomerações. “Contamos com duas fonoaudiólogas e uma terapeuta ocupacional. Os atendimentos são espaçados entre um e outro para que o profissional tenha tempo de preparar o ambiente para receber o próximo”, explica a coordenadora do Núcleo, Carla Steffen.

Fonte: PMS