Novos brinquedos entregues nas escolas da rede municipal em Sapiranga

Sapiranga – Escolas da rede municipal de Sapiranga recebem novos brinquedos pedagógicos para uso nos pátios internos e externos, como playgrounds, carrosséis, gangorras, casinhas de boneca, instalados em escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Ao todo, o investimento nas peças foi de R$ 545.610,20, oriundos de recursos da Administração Municipal.

 

Os equipamentos vão além da recreação, são fundamentais também para o equilíbrio, funções motoras e socialização. “É importante que eles tenham essa interação fora de sala, principalmente agora, retomando o ritmo de aulas e convivência com os colegas”, comenta a coordenadora pedagógica Raquel Salla, da UEF Ayrton Senna. Só na Ayrton são mais de 200 alunos entre Jardins A e B que utilizam frequentemente o recém-montado playground de dois módulos com ponte, escorregador e escada.
A Emef Oscar Felix da Silva também recebeu um dos brinquedos, que já é sucesso entre os alunos. “Eles amaram, é diferente dos que tínhamos na pracinha e alunos até do 2º ano estão aproveitando”, comenta a diretora Fátima Becher.
A entrega dos brinquedos é realizada de acordo com a agenda de montagem da empresa responsável, por isso algumas das escolas ainda não estão com os equipamentos instalados.

Smed analisou necessidades

Não se trata de um kit padrão, cada escola está recebendo itens a partir de uma análise realizada anteriormente. Conforme a secretária de Educação, Cláudia Kichler, esses materiais lúdicos foram adquiridos de acordo com as características de cada escola. “Foi realizado um levantamento no ano passado com as direções escolares e, sabendo das necessidades de cada escola, compramos os brinquedos que foram pensados, principalmente, para as turmas de jardim”.

 

Brincando e aprendendo

A interação social é um dos objetivos da escola e, nos anos iniciais, o desenvolvimento dessas habilidades está em uma fase crucial. “Esses brinquedos são importantes para que eles possam brincar em conjunto, aprender a socializar, compartilhar, principalmente neste começo de ciclo escolar, para que se integrem”, declara a professora Angélica Almeida Lauck, que levou a sua turma de Jardim A para brincar no novo playground instalado na UEF Ayrton Senna. “Nós, professores dos pequenos, ficamos bem contentes de receber esse brinquedo, a escola também está sempre proporcionando, buscando melhorias pra que a gente tenha esse momento, que é um momento que eles precisam muito, porque também é aprendizado. Desenvolve a autonomia, o equilíbrio, atenção e concentração o que faz muita diferença para a sala de aula”, complementa Angélica.

 

Todas as idades aproveitam

As escolas de educação infantil também estão recebendo os brinquedos que trazem novidade para as áreas de convivência. Nas Emeis também é observada a funcionalidade dos brinquedos para além da diversão. “Desde o berçário, as professoras de Educação Física já utilizam as peças, montam de maneira que, até os que não andam, possam trabalhar a parte motora e também outras habilidades”, comenta a diretora Juliana Raquel Ávila.